Dicas catabolismo-muscular

Publicado em novembro 28th, 2012 | by Planeta do Corpo

5

Catabolismo Muscular

130 Flares 130 Flares ×
AnaboCatabo 3  300x202 Catabolismo Muscular

O que é Catabolismo Muscular? Como evitar?

O Catabolismo Muscular é um processo reverso na musculação, onde existe um desgaste excessivo da musculatura, ou seja, uma degradação da massa muscular corpórea. Ele acontece devido a soma de alguns fatores como: Excesso de atividade física, má alimentação, falta de descanso e outros fatores que possam influenciar na limitação da recuperação física, como doenças e viroses.

O entendimento da relação anabolismo muscular X catabolismo muscular é fundamental para quem deseja ganhar massa muscular. O funcionamento do organismo depende de uma série de reações bioquímicas que ocorrem em nossas células. Essas reações são conhecidas como reações metabólicas. O metabolismo pode ser dividido em dois estágios, com objetivos e resultados opostos: o anabolismo e o catabolismo.

O anabolismo ou metabolismo construtivo é o conjunto de reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, acarretando o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos.

Para que uma reação anabólica ocorra, é indispensável a presença de substratos energéticos. Alguns exemplos de anabolismo são a síntese de proteínas a partir de aminoácidos dentro do tecido muscular e a formação de estoques de glicogênio através de moléculas de glicose.

Em termos práticos, o anabolismo ocorre quando você ingere nutrientes adequados antes e após seu treino. Ao final da atividade física, seu corpo precisa repor o que foi gasto durante o treinamento, sobretudo os carboidratos, que serão convertidos em glicose, e as proteínas, que fornecerão os aminoácidos necessários para a hipertrofia muscular.

d901c72d 1bac 4f00 93de 810d28ce54ee 300x250 Catabolismo Muscular

Fatores que favorecem o anabolismo

● Alimentação adequada, principalmente de alimentos ricos em proteínas. Recomenda-se que a proteína seja ingerida juntamente com um carboidrato após o treinamento e sozinha à noite. Agindo assim, você favorecerá a síntese proteica.
● Treinamento adequado, com o intuito de ganho de massa muscular. Em outras palavras, muita intensidade e pouco volume procurem treinar num período menor que 1 hora.
● Uma boa noite de sono.
● Em uma reação catabólica, o contrário acontece. Ao invés de construção, acontece a quebra de substâncias complexas em substâncias mais simples.

A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo. De uma forma bem simples podemos afirmar então, que o anabolismo é a construção e o catabolismo é a destruição.

Fatores que favorecem o catabolismo

● Treinamento longo e extenuante. A sessão de treinamento não deverá exceder 60 minutos;
● Alimentação inadequada. Treinar com fome ou mais de duas horas depois da última refeição. Aconselha-se ingerir uma fonte de carboidrato antes da sessão de treinamento. Após o treinamento demorar em ingerir alimentos também favorece o catabolismo;
● Sono inadequado ou insuficiente;
● Ingestão de bebida alcoólica.
● Associando o catabolismo ao treinamento, se você malha sem energia suficiente (ou seja, sem ter se alimentado), o organismo tentará suprir sua carência energética destruindo suas próprias reservas. Nesse caso, aminoácidos e glicose serão utilizados para fornecer energia.

Balanço metabólico

O anabolismo e o catabolismo ocorrem de forma alternada em nosso organismo. O resultado final dessas reações em um determinado período de tempo é denominado Balanço Metabólico.

● Quantidade de anabolismo > catabolismo = Balanço metabólico positivo
● Quantidade de anabolismo < catabolismo = Balanço metabólico negativo
● Quantidade de anabolismo = catabolismo = Balanço metabólico nulo

As reações metabólicas de anabolismo e catabolismo estão intimamente relacionadas, uma vez que uma depende da outra para ocorrer. Em um treinamento, é errada a ideia de que é possível “crescer” ou ganhar massa muscular durante a atividade física. O momento do treino é essencialmente catabólico e somente sua postura (tipo de treinamento, alimentação, descanso etc) determinará resultados positivos futuros quanto à hipertrofia muscular. É em períodos de descanso que o organismo sofrerá reações anabólicas. Quem deseja ganhar massa muscular deve, portanto, direcionar o seu treinamento para promover o anabolismo e procurar evitar ao máximo o catabolismo muscular. Existem alguns suplementos alimentares que chamamos de anti-catabólicos, estes suplementos tem como função evitar a perda de massa muscular, mas vale lembrar que eles apenas auxiliam neste processo e que nada substituirá uma boa alimentação e o descanso necessário.

Suplementos anti-catabólicos

Bcaa
Glutamina
Whey Protein
Maltodextrina
Dextrose

Onde comprar suplementos alimentares?

Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado. Segue abaixo algumas indicações de lojas virtuais de suplementos alimentares.

150 netshoes.com .br  Catabolismo Muscular
Netshoes
150 corpo perfeito Catabolismo Muscular
Corpo Perfeito
150 natue Catabolismo Muscular
Natue
150 logo kanui Catabolismo Muscular
Kanui
150 ricardo eletro logo Catabolismo Muscular
Ricardo Eletro
150 Centauro Catabolismo Muscular
Centauro

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

The following two tabs change content below.
O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Latest posts by Planeta do Corpo (see all)

Tags: , , , , , , ,


5 Comentários em Catabolismo Muscular

  1. Anonymous says:

    Colocações perfeitas!!!! Raro encontrar na internet.

  2. Excelente artigo, não tenho nada a perguntar! Parabéns!

  3. Sou professora e personal parabéns as colocações anabolismo e catabolismo e isso ai treinar e descansar galera Lisandes machado

  4. Uma pessoa que apenas vai para a academia, e não tenha nenhuma outra atividade, fica em casa o dia todo, dorme o tempo que quer !! precisa ter a mesma ingestão de alimentos de uma pessoa que trabalha e tem stress, para não entrar em catabolismo ??

Deixe uma resposta

Back to Top ↑

130 Flares Facebook 125 Twitter 2 Google+ 3 130 Flares ×