GIF 300x250 - Suplementos

Características das fibras musculares tipo 1 e 2!

Características das fibras musculares tipo 1 e 2

As fibras musculares vermelhas (tipo 1) e brancas (tipo 2)

1) Fibras que usam e dependem do oxigênio para a produção de energia são chamadas de fibras aeróbicas, tipo 1, vermelhas ou de contração lenta.

2) Fibras que não exigem oxigênio são chamadas de fibras anaeróbias, tipo 2, brancas ou de contração rápida.

Características das fibras tipo 1 e tipo 2

As fibras tipo 1 entram em fadiga mais lentamente, possuem uma célula nervosa menor, inervam apenas de 10 a 180 fibras musculares, desenvolvem contrações longas e continuas, sendo assim, são mais resistentes e solicitadas durante o trabalho de baixa intensidade. Velocidade de contração lenta; capacidade glicolítica baixa; estoque de glicogênio moderado-alto; estoque de triglicerídeos alto e capilaridade boa.

As fibras tipo 2 entram em fadiga rapidamente, as células nervosas são maiores e inervam de 300 a mais de 500 fibras musculares, desenvolvem contrações curtas e vigorosas, sendo assim são mais velozes e fortes e recrutadas apenas durante o trabalho de alta intensidade. As fibras tipo 2 são divididas em 2A e 2B, ou láticas e alaticas.

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

Fibras tipo 2A – Velocidade de contração rápida; capacidade glicolítica moderada; estoque de glicogênio moderado-alto; estoque de triglicerídeos moderado e capilaridade moderada.

Fibras tipo 2B – Velocidade de contração muito rápida; capacidade glicolítica alta; estoque de glicogênio moderado-alto; estoque de triglicerídeos baixo e capilaridade pobre.

Exemplos de atividades onde cada fibra muscular é mais exigida

Fibras tipo 1 – Atividades aeróbias de longa duração, natação, maratonas e ciclismo.

Fibras tipo 2 – Atividades atividades anaeróbicas que exigem paradas bruscas, arranques com mudança de ritmo, basquete, musculação e tiros de até 200m.

Os dois tipos estão presentes em todos os grupos musculares do organismo, no entanto, há o predomínio de um tipo sobre o outro dependendo do músculo e de fatores genéticos. Durante uma partida de futebol, por exemplo, ambos os tipos de fibra contribuem para a execução do movimento, o que difere é o número de unidades motoras (junção de inúmeras fibras musculares) de cada tipo que serão recrutadas.

É isso, deixe seu comentários caso tenha alguma dúvida ou observação a fazer sobre este post. Bom treino a todos!

GIF 300x250 - Suplementos

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.

Sobre o autor

Leonardo Scofano

Leonardo Scofano é formado em Bacharel e Licenciatura em Ed. Física, portando o CREF 032209 - G/RJ. Especialista no curso de formação em Personal Trainer e membro do SBPT (Sociedade Brasileira de Personal Trainer). Responsável pelo conteúdo da página Atividade física Customizada e Fisiologia. Atuante na área de consultoria esportiva.

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos