728x90_zanox_Oferta da Semana2

Comer o ovo inteiro ou só a clara?

Comer o ovo inteiro ou só a clara

Ovo inteiro ou só a clara? Até onde o colesterol pode influenciar nesta escolha!

E aí, descartar ou não a gema do ovo? Poderíamos tranquilamente considerar essa como uma das grandes dúvidas que giram em torno da nutrição esportiva, principalmente no meio da musculação. Os ovos são ricos em muitos nutrientes essenciais e que favorecem a hipertrofia muscular, como as vitaminas A, B2, B5, B6, B12, D, E e K, além de selênio, magnésio, ferro, zinco, carboidratos, gorduras e PROTEÍNAS! Sim, apesar da clara ser mais rica, a gema do ovo também possui boas quantidade de proteína e cerca de 80% dos nutrientes citados estão nela.

O colesterol!

O colesterol também é um parte importante para o nosso organismo, faz parte de nossas membranas celulares e é usado na produção de hormônio como a testosterona, estrogênio e cortisol, é por isso que nosso corpo tem seus próprios meios para “fabrica-lo”. Se não ingerimos através da dieta uma quantidade de colesterol suficiente para atender as necessidades diárias, nosso fígado irá produzi-lo de acordo com sua capacidade. Sabe-se que altos níveis de colesterol podem causar uma doença chamada hipercolesterolemia, também conhecida como “colesterol alto”, fator agravante para o desenvolvimento de doenças cardíacas e cardiovasculares.

Leia também os artigos: “Colesterol Alto (Hipercolesterolemia)” e “A Musculação Contra o Colesterol!“.

GIF 300x250 - Suplementos

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

“Então quantas gemas posso consumir diariamente?”

Sabemos que um ovo fornece uma média de 180 mg de colesterol, cerca de 60% de nossa necessidade diária segundo métricas pré calculadas por nutricionistas, mas lhe digo com toda certeza que isso não é um cálculo nem de perto exato. Cada corpo, cada metabolismo, cada pessoa possui sua necessidade individual, ou você acha que um atleta de alto rendimento que pesa 90 kg tem as mesmas necessidades de uma pessoa sedentária de 50 kg? É claro que não!

O segredo é nunca exagerar em nada, nem na gema e nem na clara! Atletas em fase de pré competição descartam a gema simplesmente pelo fato dela possuir nutrientes (carboidratos e gorduras) que podem atrapalhar nos resultados. Muitos fisiculturistas relatam consumir uma dúzia de ovos inteiros por dia ou mais, sem maiores problemas, mas se você não for um atleta com o devido ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL, creio que o consumo de 2 a 4 ovos inteiros por dia seria o ideal.

É isso amigos, espero que as informações passadas neste artigo ajudem de alguma forma. Qualquer dúvida ou observação que queriam acrescentar é só deixar um comentário, abraço a todos!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos