GIF 300x250 - Suplementos

Como afinar a cintura? – Dicas de alimentação e exercícios

Como afinar a cintura

Como afinar a cintura

Quer afinar a cintura? Confira nossas dicas!

Ficar com a cintura fina é o objetivo da maioria das mulheres, afinal, qual é a mulher que não quer ter aquela barriga chapada? Porém, engana-se quem pensa que só os abdominais tradicionais resolvem, embora trabalhem os músculos da região, não são suficientes para reduzir as medidas da cintura.

Além disso, a alimentação é a mais importante aliada para que pensa em ter uma cintura fina, já que esse processo passa pela perda de peso na maior parte dos casos. No entanto, não existem formas de emagrecer apenas em uma parte do corpo. Os exercícios certos promovem a queima de calorias do corpo como um todo e aliados à dieta adequada é possível obter resultados satisfatórios.

Dieta para afinar a cintura
Mesmo quem não precisa perder peso, mas deseja afinar a cintura deve apostar em uma alimentação saudável, ao menos, para manter o peso e reduzir as medidas da região. O mais importante, de qualquer forma, é se preocupar com a qualidade e não com a quantidade dos alimentos.

Nesse sentido, é indicado ingerir alimentos ricos em todos os grupos alimentares com moderação, sempre escolhendo as melhores opções. No caso das proteínas, as magras, provindas das carnes de aves e peixes e mesmo dos cortes magros de carnes vermelhas. Ovos, lentilhas, feijões, grão de bico e queijo são outros alimentos fontes de proteínas.

Já os melhores carboidratos são dos alimentos integrais, porque saciam a fome por mais tempo, por serem mais nutritivos. Exemplos são: arroz integral, pães e massas integrais, aveia, batata doce e outros. Boas gorduras também fazem parte de uma dieta equilibrada, como as presentes no azeite de oliva, abacate, peixes, nozes e castanhas.

Para completar, toda a variedade de frutas, legumes e verduras são bem vindas. Vale lembrar que é importante evitar longos períodos de jejum, podendo as refeições serem feitas com intervalos menores de tempo, em porções reduzidas. Já que a musculação é um aliado para afinar a cintura é preciso ingerir quantidades suficientes de proteína de acordo com o treino.

Exercícios para afinar a cintura
Como já foi dito, os abdominais mais conhecidos, feitos com a flexão da coluna não são tão eficientes para afinar a cintura, porque trabalham os músculos oblíquos do abdômen, que estão localizados na lateral do tronco. Além de não estarem na cintura, se forem trabalhados demais ocorre a hipertrofia, deixando a cintura mais quadrada e menos fina.

Mesmo assim, com moderação eles devem ser trabalhados para serem fortalecidos e para que a musculatura fique equilibrada. Os exercícios mais eficientes para afinar a cintura, portanto, são os que envolvem o transverso do abdômen, que vai de um lado ao outro da cintura passando pelo umbigo. Assim, quando ele é trabalhado, as laterais do abdômen são “puxadas”, ajudando a deixar a cintura mais fina. Além disso, também temos os exercícios aeróbicos (para queimar gordura). Corrida, caminhada, ciclismo e outros esportes são indicados.

Veja dois exercícios abdominais de força importantes para afinar a cintura:

Abdominal Hipopressivo

Abdominal Hipopressivo
Esse é um exercício bem específico, tendo foco no músculo transverso do abdômen e, assim, ajudando a afinar a cintura. Além de não ter que usar equipamentos para realizá-lo, é bastante simples e consiste em deitar de barriga para cima, colocar as mãos na cintura e tentar elevar os cotovelos, como se quisesse distanciá-los para longe do corpo. Depois, é preciso puxar o ar, enchendo o diafragma e, enquanto estiver soltando o ar, puxar a caixa torácica, contraindo a musculatura abdominal, até tirar todo o ar dos pulmões. É preciso manter os músculos contraídos por alguns segundos.

Prancha Frontal

Prancha Frontal
Esse é outro exercício simples que não exige equipamentos e é muito eficiente para trabalhar o abdômen. Embora não aja pontualmente no transverso do abdômen, ajuda a fortalecer a região como um todo, pois não adianta malhar só um músculo, já que toda a região deve ser fortalecida.

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

Consiste em se manter em uma única posição, de bruços, usando os cotovelos e o antebraço no chão como apoios, os quais devem estar alinhados aos ombros. As pontas dos pés devem estar apoiadas no chão, alinhadas aos cotovelos. O corpo deve se manter ereto e o abdômen contraído por alguns segundos.

Leia também: Exemplo de série Abdominal para Iniciantes.

Resumo: para ter um cintura fina é preciso aliar dieta e exercícios. Digamos que 70% dieta, 25% exercícios e 5% genética (sempre vai ter os mais favorecidos genéticamente).

Onde posso comprar suplementos que me ajudem a afinar a cintura?

Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado. Segue abaixo algumas indicações de lojas virtuais de suplementos alimentares.

suplementos nethoes
Netshoes


suplementos rircardo eletro
Ricardo Eletro



Loja S.A.


suplementos kanui
Kanui


suplementos centauro
Centauro

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (2)

  1. Olá bom dia gostaria de saber quantas vezes faço casa exercício dessa matéria, por quantos minutos e se pode ser feito todos os dias? Obg

    Responder
    • 20 a 30 minutos diários já são bons números para iniciantes. Com o tempo você pode ir aumentando o tempo e a intensidade dos exercícios. Lembrando que a alimentação é o fator mais importante, e se você puder aliar com outros exercícios como corridas, caminhadas ou pedaladas seria o ideal.

      Responder

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos