Como funciona o Cutting na musculação? (6 coisas que você precisa saber)

Como funciona o Cutting na musculação

Como funciona o Cutting na musculação

Quer dar aquela secada padrão nas gorduras? Então saiba o que é e como funciona o Cutting na musculação!

Os exercícios físicos e a alimentação são grandes aliados na hora de perder peso ou ganhar massa magra. Por isso, quando se quer destacar a musculatura com mais eficiência é extremamente necessário optar por uma dieta onde gorduras, carboidratos e o sódio devem ser muito bem dosados. Na musculação, chamamos está fase de Cutting.

Basicamente, o cutting consiste em diminuir o consumo de calorias para que os lipídios sejam mais usados pelo organismo como combustível, para que dessa forma sejam eliminadas as reservas de gordura. Isso não só colabora com a perda de peso, como também com a definição dos músculos.

Em um primeiro momento pode-se pensar que para isso basta reduzir a ingestão de carboidratos, para que dessa forma o corpo seja obrigado a usar a gordura estocada como energia. Porém, se for feito apenas isso, pode haver deficiências nutricionais e levar ao fracasso do seu plano de ganhar massa magra.

Isso porque uma dieta pobre em carboidratos pode acarretar deficiência de aminoácidos, os quais estão presentes nos músculos e vão ser usados como fonte energética, se não estiver presente na alimentação. Então, para que o seu organismo seja conduzido à lipólise (uso dos lipídios como fonte de energia) é preciso ter uma alimentação muito bem regulada.

1 – Que alimentos devem ser evitados?
Já que a melhor maneira de iniciar a dieta cutting é não só apostar na restrição calórica adequada, como também focar na questão nutricional dos alimentos, é essencial que a deita seja saudável e equilibrada. Isso pode ser iniciado com a diminuição do consumo de carboidratos simples.

Eles são as farinhas e o arroz branco, por exemplo, estando presentes nos pães, bolos e doces tradicionais. Por serem simples, são carboidratos mais rapidamente absorvidos pelo organismo e pouco nutritivos, assim, depois de digeridos são principalmente estocados em forma de gordura.

2 – Que alimentos não podem faltar?
Os alimentos saudáveis, que não podem faltar na dieta de cutting, são as carnes magras, como as aves e os peixes, inclusive, o atum e o salmão, ricos em gorduras boas. As carnes vermelhas de cortes magros, como patinho, maminha e acém, também são bem vindos. As leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico são outras fontes de proteína.

O mesmo acontece com os ovos e os alimentos ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico, que diferente dos simples, são mais nutritivos e saciam a fome por mais tempo. Exemplo são as versões integrais de farinhas e arroz, além de batata doce, aipim e outros. Mesmo assim, devem ser ingeridos com moderação.

É preciso ainda ingerir porções suficientes de gorduras boas, que são encontradas no abacate, azeite de oliva, peixes, óleo de linhaça e nas oleaginosas (castanhas, nozes, etc). Já as frutas, legumes e verduras podem ser ingeridos em toda a sua variedade, com exceção das que possuem alto índice glicêmico.

3 – Acompanhamento de um nutricionista
Já que os carboidratos não podem ser cortados totalmente da dieta e isso está muito associado com os seus objetivos ao fazer musculação e com o peso que deseja perder, se for o caso, a receita certa varia conforme cada pessoa e os seus objetivos. Assim, recomenda-se o acompanhamento de um nutricionista.

Ele pode avaliar quais as melhores estratégicas, sendo que em muitos casos a pessoa não come carboidratos ou come muito pouco deles em alguns dias e intercala com dias em que come normalmente.

4 – Ingestão de proteínas em porções suficientes
Sendo a ideia da musculação a de desenvolver os músculos, deixando-os mais resistentes é importante que na dieta cutting haja o consumo adequado de proteínas. A quantidade certa também depende de cada um e das suas metas, sendo que é preciso sempre dar preferência para as proteínas magras.

5 – Descansar o corpo para se recuperar adequadamente
No início de uma dieta cutting, devido à restrição calórica, é normal que os seus adeptos sintam-se mais cansados e isso significa que o corpo precisa descansar, o que vai colaborar, inclusive, com a recuperação tecidual. Nesse sentido, é importante evitar o esgotamento do corpo, sendo necessários mais dias de descanso da musculação que o usual.

Banner Oficial Farma

Banner Oficial Farma

6 – Estar atento à suplementação
Na fase de cutting existem alguns suplementos mais indicados do que outros e, mais uma vez, é preciso ter um acompanhamento profissional, pois exagerar nas doses é algo que facilmente pode ocorrer. Além de colocar dinheiro fora, você vai demorar mais para alcançar os objetivos e pode ter a saúde prejudicada.

De forma resumida, o cutting é a fase onde buscamos dar mais qualidade aos ganhos que já foram conquistados. A dieta se torna mais restritiva e com menos espaço para deslizes. Por isso, é preciso que esta fase não seja excessivamente longa e que ela seja bem planejada por um profissional.

Onde posso comprar suplementos para Cutting?

Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado. Segue abaixo algumas indicações de lojas virtuais de suplementos alimentares.

suplementos nethoes
Netshoes


suplementos rircardo eletro
Ricardo Eletro



Loja S.A.


suplementos kanui
Kanui


suplementos centauro
Centauro

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos