GIF 300x250 - Suplementos

Como liberar endorfina e qual sua função?

Como liberar endorfina e qual sua função

Como liberar endorfina e qual sua função

Saiba mais sobre a Endorfina, o hormônio da felicidade!

Você sabia que nosso corpo é capaz de produzir uma substância de ação analgésica e que ao ser liberada proporciona sensação de bem-estar, conforto e alegria? Isso mesmo, e sabe qual é o melhor disso tudo? É de graça, basta querer!

Hoje vamos falar sobre a endorfina, um neuro-hormônio que age no cérebro, cuja denominação vem das palavras endo (interno) e morfina (analgésico). Significa que é uma substância endógena, produzida pelo próprio organismo, e sua ação analgésica se relaciona com a morfina, uma droga muito utilizada pela capacidade de aliviar dores extremas e proporcionar certo relaxamento.

Diferente de outras drogas, a endorfina é sinônimo de saúde, uma substância totalmente natural produzida pelo nosso corpo em resposta a atividade física, transportada pelo sangue até agir no cérebro, dando aquela sensação gostosa durante e principalmente após qualquer exercício. Vai falar que você nunca sentiu aquela sensação de prazer e dever cumprido após um bom treino? Pois é, isso é a endorfina agindo em nosso cérebro!

Quando alguém diz que se “viciou” em exercícios, grande parte é devido a esse prazer proporcionado pela endorfina, além dos seus vários outros benefícios como melhora da memória, do humor, do sistema imunológico, aumento da disposição física e mental, diminuição do risco de infartos, tromboses e acidentes vasculares, efeito antienvelhecimento e alívio da dor.

Isso explica as inúmeras recomendações médicas para praticar exercícios físicos em diversos tratamentos. No caso da depressão, a endorfina auxilia por ter uma ação parecida com os antidepressivos. Para fumantes que querem largar o vício, a endorfina age dando a mesma sensação de prazer proporcionada pelo cigarro, com a intenção de fazer aos poucos uma espécie de troca pela atividade física. Em ambos os casos o acompanhamento médico e/ou psicológico é fundamental para o sucesso do tratamento.

Quando passamos por momentos de estresse, o nosso corpo libera o cortisol, que em níveis altos diminui a produção de testosterona e a síntese de proteínas, aumenta os batimentos cardíacos, os níveis de açúcar no sangue etc. E o que a endorfina faz? Ela inibi a atuação do cortisol, anulando esses malefícios do cortisol em excesso.

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

Também liberamos endorfina em outras situações e momentos prazerosos, como numa sessão de massagem, acupuntura, ouvir uma música que gostamos ou quando comemos algo saboroso, sendo o chocolate o alimento mais eficaz para se alcançar o bem-estar hormonal. Mas vale lembrar que essa não é uma boa opção para quem está de dieta ou quer manter a silhueta, pois o chocolate é rico em gordura e açúcar, e mesmo o chocolate diet deve ser consumido com moderação.

Há pessoas que pagam caro para sentir tais sensações e ainda se submetem aos seus efeitos colaterais, sem saber que o próprio corpo é capaz de produzi-las e ao mesmo tempo cuidar da saúde, com lucro garantido.

Algumas formas de liberar endorfina no dia a dia

Algumas formas de liberar endorfina no dia a dia

1 – Encontre mais motivos para rir. Essa é uma forma imediata e fácil de liberar endorfinas. O ato de rir estimula a produção delas e te ajuda a se sentir bem instantaneamente. A felicidade é o segredo.

2 – Faça mais sexo. Durante um orgasmo o corpo recebe uma descarga de endorfinas! Fazer sexo traz felicidade imediata.

3 – Pratique exercícios, seja ele qual for. Essa é a maneira mais rápida, eficaz e com efeitos duradouros para aumentar sua produção de endorfinas. Todos os tipos de exercício provocam a liberação desses hormônios do bem-estar em sua corrente sanguínea, melhorando consideravelmente o seu humor.

4 – Seja radical. Experimente fazer atividades que dão frio na barriga. Se quiser uma boa descarga de endorfinas, experimente fazer atividades que criam uma resposta de “luta ou fuga”. Paraquedismo, Bungee jump, Asa-delta, Escalada, Montanhas-russa, etc.

5 – Coma chocolate. Sim, o chocolate é essa tentação associada ao prazer e à endorfina, mas para quem está de dieta não é uma boa ideia. Segundo os cientistas, os alimentos picantes também tem os mesmos efeitos.

É isso meu amigos, viva intensamente, pratique exercícios, se apaixone pela vida e desfrute dos benefícios da endorfina, o hormônio da felicidade.

Deixe seu comentário caso tenha alguma dica para compartilhar sobre a Endorfina. Compartilhe informação e compartilhe saúde!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica.

Sobre o autor

Nilo Silva

Nilo Silva, empreendedor e fitness coach, é graduado em educação física, pós graduado em gestão esportiva e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos