Cortisol – Saiba mais sobre o Hormônio!

Compartilhar no:

Cortisol

O que é Cortisol? Qual o nível ideal? Aprenda mais sobre este homônio!

O Cortisol, também conhecido popularmente como o “hormônio do stress“, é um hormônio esteróide secretado pelas glândulas supra-renais e que é necessário para o bom funcionamento de quase todo o corpo humano. As funções do Cortisol são:

– Controlar o estresse físico e mental;
– Combater inflamações;
– Metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios;
– Ajudar no bom funcionamento do sistema imune;
– Controlar os níveis de glicose no sangue;
– Atuar na regulação da pressão arterial.

O Cortisol é produzido em situações de estresse físico ou deficiência nutricional. Quando é liberado, ele provoca a quebra das proteínas musculares, para então liberar aminoácidos na corrente sanguínea. Logo após os aminoácidos seguem para o fígado, onde serão utilizados na fabricação de glicose.

Exame para medir o Cortisol

Os níveis normais de Cortisol variam com o passar do dia. Pela manhã a quantidade ideal vai variar de 5 a 23 mcg/dL e no final do dia de 3 a 16 mcg/dL.

O exame para medir os níveis de Cortisol pode ser feito através de uma amostra de sangue, de urina ou da saliva. Qualquer alteração acentuada no exame deve ser apresentada a um endócrinologista para que o mesmo possa identificar a causa e recomendar o tratamento mais adequado.

Sintomas de Cortisol Alto

Os principais sintomas do Cortisol Alto são: redução da massa muscular (catabolismo muscular), aumento na quantidade de gordura corporal e queda nos níveis de testosterona.

Outros sintomas do Cortisol Alto:

– Aumento das chances de osteoporose;
– Dificuldade na aprendizagem;
– Baixo crescimento;
– Lapsos de memória;
– Aumento da sede e da frequência em urinar;
– Diminuição da libido;
– Menstruação irregular.

O Cortisol Alto também pode ser um indicativo para uma doença chamada Síndrome de Cushing. Os principais sintomas são: aumento rápido do peso, com acúmulo de gordura na região abdominal, queda de cabelo e pele oleosa.

Sintomas de Cortisol Baixo

O Cortisol Baixo pode causar os sintomas:

– Depressão;
– Fadiga;
– Cansaço;
– Fraqueza;
– Desejo repentino de comer doces.

O Cortisol Baixo também pode indicar que o paciente tenha uma doença conhecida como a “Doença de Addison“. Seus sintomas são: dor abdominal, fraqueza, emagrecimento, manchas na pele e tonturas, principalmente ao levantar.

Como diminuir os níveis de Cortisol ou evitar que ele fique alto?

Alguma dicas simples podem evitar alterações anormais nos níveis de Cortisol e evitar que o mesmo fique alto ou baixo, são elas:

– Evite se estressar com coisas pequenas do dia a dia;
– Respeite os limites do seu corpo;
– Descanse adequadamente;
– Evite ou reduza o consumo de cafeína;
– Beba bastante água;
– Consuma as quantidades diárias ideais de Vitamina C.

É isso galera, espero que tenham gostado do artigo. Deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida.

Um abraço e até a próxima!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Compartilhar no:
Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*