Diferenças entre os Tipos de Arroz!

Diferenças entre os Tipos de Arroz

Diferenças entre os Tipos de Arroz

Entenda as principais diferenças entre os tipos de arroz: branco, integral e parboilizado e saiba escolher a melhor opção para sua dieta.

O Arroz é um alimento que está presente na mesa de praticamente todos os brasileiros, sendo assim, o arroz pode ser considerado como uma fonte de carboidrato e que serve como acompanhamento em diversos tipos de pratos. Até aí tudo bem, acho que todo mundo se identificou, mas você sabe quais diferenças existem entre o arroz branco, integral e o parboilizado? Sabe qual é o mais indicado para sua dieta? É sobre isso que vamos falar neste artigo!

Arroz Branco

O arroz branco, também conhecido como arroz polido, é o arroz mais consumido pelos brasileiros. Certamente não é o mais nutritivo, pois ao passar pelo processo de refino acaba perdendo boa parte de suas fibras e vitaminas, mas ainda assim é uma ótima fonte de carboidratos e ainda contém um pequena quantidade de proteínas.

Arroz Parboilizado

O arroz parboilizado tem esse nome pois o grão do arroz passa pelo processo de parboilização, que nada mais é do que um pré cozimento do arroz ainda em casca. Neste processo grande parte dos nutrientes presentes na “casca” do arroz são passados para o grão, tornando o arroz parboilizado naturalmente mais nutritivo do que o arroz branco. Seu tom amarelado é decorrente da mudança da estrutura do amido e da fixação dos nutrientes no grão.

Arroz Integral

No arroz integral a casca é removida, permanecendo apenas o grão e o farelo (fina película localizada entre a casca e o grão onde se concentram os nutrientes). É o tipo de arroz mais nutritivo entre os 3 citados neste artigo. É rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais.

Banner Oficial Farma

Banner Oficial Farma

O melhor tipo de arroz para a dieta…

Sem dúvidas o arroz integral é o mais nutritivo e o mais indicado, mas muitas pessoas tem dificuldade em substituí-lo na dieta por uma questão de gosto pessoal. Uma dica é trocar o arroz de maneira gradual. Primeiro substitua o arroz branco pelo parboilizado ou integral em apenas uma refeição do dia até você se acostumar com o sabor, depois disso, tente utilizar somente o integral em suas refeições diárias. Se você não conseguir, tente pelo menos mudar para o parboilizado, não é o melhor dos mundo, mas já é alguma coisa.

Opa! Vale lembrar que não estamos aqui para dizer que o arroz branco deva ser abolido da alimentação, comer é bom e todo mundo gosta! Aprender a escolher melhor os alimentos e saber a hora certa para comer o que quiser é o segredo de uma vida mais longa e de ter um corpo em forma. É isso amigos, sucesso a todos e até a próxima!

Leia também: “Diferenças entre carboidratos simples e complexos” e “O verdadeiro significado da palavra “DIETA”“.

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos