Fibras

Published on junho 18th, 2009 | by Planeta do Corpo

0

300x250_zanox_Oferta da Semana

O que são Fibras?

fibras

Saiba quais são os alimentos ricos em fibras e as diferenças entre fibras solúveis e insolúveis!

As Fibras são compostos de origem vegetal, nunca de origem animal, são principalmente encontradas em hortaliças, frutas e grãos. Muitos carboidratos complexos também são naturalmente ricos em fibras. A Fibra possui a capacidade de diminuir a absorção de glicose na corrente sangüínea, ação que ajuda a manter um suprimento constante de energia nas células. Outro efeito positivo é a sensação de saciedade que é causada após ingerir um alimento rico em fibra, seu apetite será reduzido e com isso será mais fácil controlar sua alimentação durante o dia.

Além de ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue, as fibras desempenham um papel na prevenção de muitas doenças. Ainda que as pesquisas a respeito sejam controversas, dietas à base de plantas podem oferecer proteção contra câncer de intestino, o segundo mais letal dos cânceres. Ricos em fitonutrientes e outros nutrientes que combatem o câncer, os alimentos com alto teor de fibras são armas na luta contra esta doença devastadora.

GIF 300x250 - Suplementos

Fibras Solúveis e Insolúveis

Fibras solúveis – encontrada na maioria das frutas e legumes, na linhaça e no psyllium. Ela se dissolve e forma uma substância viscosa, com consistência gelatinosa. Sua função é capturar o “mau” colesterol (LDL) e removê-lo do organismo. Isso é importante para a saúde porque o LDL circula pelo corpo e deposita colesterol pelo caminho. Níveis elevados de LDL estão associados a um risco mais alto de doenças cardíacas. Comer alimentos com alto teor de fibra solúvel, portanto, ajuda a reduzir os níveis de LDL e pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Como resultado, alguns alimentos que apresentam teor elevado de fibras solúveis são autorizados a exibirem em seus rótulos indicações de que têm o potencial de reduzir o risco de doenças cardíacas e de algumas formas de câncer. Procure por essas informações em cereais de grãos integrais, farelo de aveia e farinha de aveia. As fibras solúveis também ajudam o corpo a estabilizar o nível de açúcar no sangue depois de uma refeição pesada. Pessoas que sofrem de diabetes são aconselhadas a comer alimentos ricos em fibras porque isso ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Fibras insolúveis – também conhecidas como celulose, não se dissolvem em água. Em vez disso, elas retêm água, o que torna as fezes mais densas e macias e aumenta a pressão sobre a parede intestinal, o que estimula contrações e acelera o percurso das fezes pelo sistema excretor. Isso ajuda as pessoas a manterem a regularidade da atividade intestinal, evitando a constipação. As fibras insolúveis são essenciais na prevenção e no tratamento de muitos problemas gastrointestinais, especialmente a diverticulite. Elas também contribuem para a sensação de saciedade depois de uma refeição, o que beneficia as pessoas que estão tentando perder peso. Boas fontes de fibras insolúveis são as lentilhas e a maior parte dos legumes e grãos secos, além de ervilhas, espinafre, batata doce, bagas, figos secos, cevada e farelo de cereais.

Por que é difícil conseguir fibras em nossa dieta normal?

Atualmente, a dieta das pessoas contém muitos alimentos industrializados e poucos vegetais e frutas. Até alimentos que muitas pessoas pensam conter uma boa quantidade de fibras, como pães, por exemplo, na verdade não têm quase nada porque elas foram removidas no processo de industrialização. Na vida corrida atual fica difícil fazer todas as refeições de modo a manter uma quantidade adequada de fibras no decorrer do dia.

Alimentos e suplementos ricos em fibras

Alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo, abóbora, cenoura e beterraba, gérmen de trigo, aveia, granola, pão integral, barra de cereais, bolachas com fibras, feijão, grão de bico, fava e lentilha. Existem também alguns suplementos que são feitos a partir de um mix de várias fontes de fibras, dois bons exemplos são: farinha seca barrigaração humana.

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

Qual é a melhor hora para ingerir fibras?

Qualquer hora do dia é um bom momento para comer alimentos ricos em fibra. Quem quer emagrecer, deve consumir fibras (de preferência as insolúveis) 20 minutos antes das refeições, pois elas ajudam a promover a sensação de saciedade, com isso você provavelmente vai ingerir menos calorias.

Onde comprar suplementos ricos em fibra?

Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado. Segue abaixo algumas indicações de lojas virtuais de suplementos alimentares.

suplementos nethoes
Netshoes
suplementos corpo perfeito
Corpo Perfeito
suplementos natue
Natue
suplementos kanui
Kanui
suplementos rircardo eletro
Ricardo Eletro
suplementos centauro
Centauro

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Planeta do Corpo

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Tags: , , , , , , , , , ,


Comentários:

Back to Top ↑

lipo 6 black banner suplementos mais baratos