O que é Glutamina?

Glutamina

Você sabe o que é Glutamina? Como tomar? Quais são os benefícios?

A Glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e é literalmente dilacerado dos músculos durante períodos de estresse, como acontece quando treinamos em alta intensidade, principalmente em exercícios de resistência ou com carga como a musculação. É considerada “incondicionalmente essencial” pois seu esgotamento pode causar perda muscular e diminuição da função imunológica. Atletas que participam de esportes que necessitam de força, velocidade e resistência — como, por exemplo, o futebol, o ciclismo e a corrida, usam glutamina para auxiliar no aumento e na manutenção da massa muscular, especialmente durante o treinamento intenso.

Atletas que necessitam de muita resistência, como os maratonistas, também se beneficiam do consumo de glutamina devido ao seu potencial para reduzir a quebra do tecido muscular e por fortalecer o sistema imunológico durante períodos de traumas físicos ou estresse.

3 benefícios principais da glutamina

● Redução da quebra de tecido muscular (catabolismo muscular) e estímulo do crescimento dos músculos (excelente suplemento para auxiliar no ganho de massa magra);
● Fortalecimento do sistema imunológico;
● Auxílio na entrada dos aminoácidos nas células musculares para melhorar a recuperação do tecido muscular.

Pesquisas indicam que depois de exercícios intensos os níveis de glutamina no corpo são reduzidos em até 50%. A glutamina ajuda os atletas a reduzir a deterioração dos músculos que ocorre quando outros tecidos que necessitam de glutamina não a encontram disponível, tendo assim que roubar os estoques deste aminoácido das células musculares. A glutamina pode também aumentar os níveis do hormônio de crescimento no corpo.

Banner Oficial Farma

Banner Oficial Farma

Na Europa, é comum em hospitais o fornecimento de glutamina para pacientes que sofreram algum estresse ou trauma físico (por exemplo, acidentes, contusões musculares, etc.) pra acelerar sua recuperação, evitar a perda muscular e fortalecer o sistema imunológico evitando agravantes.

Baixos níveis de glutamina também são comuns em atletas em estado de overtraining. Altos níveis de glutamina, por outro lado, têm demonstrado aumentar o fluxo de aminoácidos para dentro das células musculares, melhorando assim a sua recuperação. A glutamina está envolvida em mais processos metabólicos do que qualquer outro aminoácido. Ela pode ser convertida em açúcar no sangue e usada como fonte de energia. Também é usada pelas células brancas do sangue por ser um componente da glutationa.

A glutamina deve ser consumida regularmente ao longo do dia, contudo, os momentos mais importantes são depois da atividade física e antes de dormir. Acredita-se, também, que seja melhor consumir glutamina sem a adição de outro aminoácido e carboidratos.

GIF 300x250 - Suplementos

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (9)

  1. Seria bom tomar glutamina com whey protein?

    Responder
  2. Alguns Wheys já possuem glutamina em sua composição, mas é sempre bom tomar junto sim. Até pq as concentrações de glutamina presentes em alguns wheys é baixa.

    Responder
  3. sera que da dopping?
    to querendo toma mas faço atletismo e quero saber se da dopping!!

    Responder
  4. É bom tomar glutamina + whey protein (sem glutamina) + bcaa ??

    Responder
  5. Eu to tomando Glutamina pura, 5 gramas ao dia as refeições, (Glutalen, Labrada), Pré-treino Arnold 3D, Maltodextrina durante os treinos e Caseína (Optimun Nutrition) antes de dormir, eu sempre alternei os Pós treinos entre Carnivor (Musclemeds) e Combat(Muscle Pharm), mais depois que comecei a tomar a Glutamina pura eu parei, Gostaria de saber se deveria continuar com essas proteínas mesmo tomando a Glutamina. Obrigada.

    Responder
  6. Tenho 45 anos e meu treino não é dos mais pesados, mas são todos os dias durante 1:20 hs. Tenho carência (genética) de vitamina B12, e por recomendação médica tomo uma injeção de B12 todo mês. Estou tomando 5 gr de glutamina logo após o treino. Devo tomar, menos, ou em outro horário?

    Responder

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos