A importância da periodização na musculação | Planeta do Corpo

Dicas A importância da periodização na musculação

Published on janeiro 11th, 2017 | by Nilo Silva

0

300x250_zanox_Oferta da Semana

A importância da periodização na musculação

periodização na musculação

A periodização do treinamento é algo indispensável, seja na musculação ou em qualquer outro esporte.

Você treina, se dedica, faz tudo que está ao seu alcance e depois de um bom tempo não vê aquela mudança tão esperada. Um pouco de músculo aqui, uma diminuição da gordura ali, mas ainda é pouco perto do que esperava diante de tanto esforço. Não basta apenas suar a camisa, um bom planejamento é fundamental para se alcançar o tal sonhado objetivo, seja na musculação ou em qualquer outro esporte.

Com a evolução do ser humano, nosso corpo foi se projetando para se adaptar as diferentes condições proporcionadas pelo seu meio. Nosso corpo simplesmente se acostuma com aquele estímulo e num sistema de equilíbrio se adapta fisiologicamente.

Quando iniciamos qualquer treinamento a tendência do corpo é responder aquele estímulo com alta intensidade. Afinal, estamos colocando nosso corpo numa situação totalmente nova para ele. Com o tempo essa resposta vai diminuindo e precisamos usar estratégias para conseguir sempre um melhor rendimento.

banner lipo 6 black uc

banner tribulus on

A periodização consiste em dividir o treinamento em períodos pré-estabelecidos ou ciclos periódicos, como o próprio nome já diz. A intenção da periodização dentro dos esportes é justamente impedir que o corpo se adapte ao mesmo estímulo, sempre promovendo maiores ganhos, evitando lesões e o excesso de treinamento, conhecido como “overtraining”. Essa periodização também envolve a dieta, e da mesma forma que o treino pode não mais surtir o efeito desejado, necessitando ser avaliada e periodizada.

Muitos pensam que apenas pedir para o professor mudar a série e fazer uma nova “fichinha” seria uma forma de periodizar. Em parte não estão errados, visto que de qualquer forma isso será uma mudança, mas usando as mesmas técnicas, o mesmo número de séries e mesmo volume será apenas uma mudança na divisão do treino, e não a periodização propriamente dita.

A periodização consiste em manipular a intensidade do treinamento, o volume, a frequência, as séries, as repetições e os períodos de descanso. Tudo isso planejado em ciclos, que podem ser grandes ou pequenos, dependendo da individualidade e objetivo de cada um.

Por se tratar de um programa complexo e elaborado, deve ser planejado por um profissional qualificado. Isso evitará lesões, a adaptação e promoverá o máximo de performance do corpo como um todo.

E como disse Albert Einstein, “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”. Resultados diferentes são fruto de ações diferentes.

Bom treino a todos!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.

Nilo Silva

Nilo Silva

Nilo Silva, empreendedor e fitness coach, é graduado em educação física, pós graduado em gestão esportiva e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

Tags: , , ,


Comentários:

Back to Top ↑

lipo 6 black banner suplementos mais baratos