Medicina Anti-aging ou antienvelhecimento

Medicina Anti-aging ou antienvelhecimento

Medicina Anti-aging

Saiba mais sobre a medicina Anti-aging, o tratamento que visa retardar o envelhecimento.

Com a exigência cada vez maior de uma aparência jovem e saudável, podemos observar um crescente interesse na busca da eterna juventude. Surge então a Medicina Anti-aging também conhecida como medicina Antienvelhecimento, com o único objetivo de retardar o processo natural de envelhecimento, repondo substâncias que naturalmente têm sua produção reduzida com o passar dos anos, especialmente alguns hormônios, como testosterona e hormônio do crescimento.

Entra então como base do tratamento a modulação hormonal, que diferente da reposição hormonal usa hormônios bioidênticos, com a composição molecular igual aos hormônios produzidos pelo nosso corpo. Os defensores da técnica alegam que os hormônios sintéticos como qualquer medicamento possuem efeitos colaterais, o que não acontece com os bioidênticos, justamente por serem iguais aos que produzimos.

A intenção desta reposição é reequilibrar nossos hormônios e colocá-los em níveis de pessoas mais jovens. É como se alguém com 50 anos tivesse seus níveis iguais aos que tinha com 35 ou 40 anos. Na prática significa que você terá uma idade cronológica diferente da sua idade biológica, com melhora da sua imunidade, diminuição da taxa de gordura, diminuição do cansaço, aumento da libido, melhora da qualidade de vida e tudo mais que uma idade menor pode proporcionar.

Parece tão lindo que dá até vontade de ir correndo ao médico e sair de lá cheio de receitas achando que se entupir de hormônios e outras substâncias vai resolver todos os nossos problemas e nos tornar mais jovens como num passe de mágica.

Banner Oficial Farma

Banner Oficial Farma

O tratamento é feito por um médico especialista no assunto, que através de vários exames específicos, vai traçar o perfil hormonal do paciente, detectando quedas hormonais e fazendo os “ajustes” necessários. Não é como tratar uma doença, a intenção é retardar um processo natural do ser humano e a baseia-se na prevenção, em evitar que a máquina mais perfeita que existe vá se desgastando rapidamente, ajustando o que for preciso para mantê-la em perfeito estado pelo maior tempo possível.

A modulação hormonal é apenas um dos pilares do tratamento, que ainda envolve a diminuição do stress, a prática de exercícios e cuidados com a alimentação. Não é um tratamento do tipo “tenha uma vida maluca e deixe que os hormônios consertem tudo”. Nenhum médico em sã consciência vai dizer que você pode ser sedentário, beber, fumar e comer de tudo que ainda assim o tratamento terá grande sucesso. Uma alimentação feita de forma errada por muitos anos pode acelerar de forma absurda o processo de envelhecimento.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, esse tipo de tratamento não tem aprovação da entidade e não reconhece a Medicina Antienvelhecimento como especialidade médica, alegando falta de evidências científicas comprovadas, já tendo inclusive cassado o registro profissional de alguns médicos que praticavam os procedimentos no Brasil. Já nos EUA, a medicina antienvelhecimento vem sendo cada vez mais praticada.

Assim como tudo que é novo, temos que esperar até que a ciência prove sua eficácia e segurança para desfrutarmos oficialmente dos benefícios prometidos pela técnica.

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos