728x90_zanox_Oferta da Semana2

A Musculação Contra o Colesterol!

A Musculação Contra o Colesterol
(clique na imagem para ampliar)

A musculação praticada regularmente vai ajudar a elevar os níveis de HDL, o bom Colesterol!

O Colesterol é uma molécula de gordura. Cerca de 70 % é produzida pelo fígado e 30 % provem dos alimentos de origem animal (carne, ovos, leite e derivados). Essa gordura ajuda na formação da membrana celular, dos hormônios sexuais e dos sais biliares. As gorduras do sangue – os lipídios – são compostas principalmente pelo Colesterol e Triglicerídeos.

Existem 3 tipos de Colesterol sendo:
– O HDL (chamado de o bom colesterol),
– O LDL (chamado de o mau colesterol)
– O VLDL (que pode ser convertido em LDL no organismo)

O vilão para o Sistema Cardiovascular é o LDL. Se estiver em excesso na circulação sanguínea adere aos vasos (formando placas chamadas de ATEROMAS), aumentando os riscos de provocar acidentes relacionados ao coração, como o infarto, ou de causar danos ao cérebro. Só o HDL, produzido pelo corpo, é conhecido como bom colesterol, porque atua como uma espécie de faxineiro da rede sanguínea, varrendo o “LDL” das artérias. Por isso a necessidade de elevar sua quantidade. Procure a orientação de seu NUTRICIONISTA para corrigir seus hábitos alimentares especialmente quanto a ingestão das gorduras saturadas (elevam o mau colesterol (LDL) e não saturadas (não elevam o colesterol).

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

A Musculação como coadjuvante no combate

Produzimos certos tipos de enzimas controlam os níveis de colesterol e triglicerídeos de nosso organismo. Essas enzimas podem ser alteradas por remédios, pela quantidade de gordura corporal e massa muscular além da prática de exercícios físicos, incluindo-se aqui a MUSCULAÇÃO.

Uma enzima em especial merece a atenção dos praticantes da musculação, a Hepatolipase (HL), uma enzima que REMOVE O BOM colesterol, HDL, e o DESTRÓI. Os exercícios de musculação TENDEM A DIMINUIR A QUANTIDADE DA HL, AJUDANDO A AUMENTAR O NÍVEL DE HDL. Infelizmente muitos indivíduos possuem uma dieta equilibrada e mesmo assim sofrem com altas taxas de colesterol, aí entra o componente genético, estes nasceram com essa tendência. MAS NÃO DESANIMEM! Um detalhe IMPORTANTE deve ser ressaltado, o grande efeito do exercício no controle do Colesterol. Entretanto, o exercício, apresenta uma característica aguda, ou seja, enquanto se está praticando REGULARMENTE consegue-se manter os níveis de Colesterol dentro do ideal, mas basta interromper que este tenderá a subir novamente. EU DISSE REGULARMENTE! De nada adianta, ir treinar na segunda e voltar só na quinta ou na sexta. Para quem treina 3x/semana deve a todo custo manter o treinamento rigorosamente em dias alternados. Contudo, bom mesmo é conseguir treinar de 4 a 5 vezes por semana, obviamente respeitando uma divisão adequada de treino para os diferentes grupos musculares. Afinal, com saúde não se brinca.

Bons treinos e até a próxima!

GIF 300x250 - Suplementos

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.

Sobre o autor

Eder Lima

Preparador Físico Particular e Consultor Técnico de Atletas de Alto Rendimento em Diversas Modalidades Esportivas; Consultor para montagem, organização e normatização técnico administrativa para academias; Consultor em Coaching Corporativo; Ex-docente em cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas cadeiras de: Biomecânica, Cinesiologia, Musculação e Neurofisiologia. Pós-graduado em PREPARAÇÃO FÍSICA e MUSCULAÇÃO, UGF. 1994 portador do CREF. G/MG 01232.

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos