GIF 300x250 - Suplementos

O que é Cross Training?

Cross Training

O que é Cross Training

Cross Training – O que é, como funciona e para quem é indicado!

Você certamente já ouviu falar em CrossFit, mas muito antes desta modalidade virar febre no meio fitness já existia o que chamamos de Cross Training! Este conceito de treinamento já existe a muitos anos e era principalmente utilizado por praticantes de atividades físicas e atletas de alto rendimento, como corredores, ciclistas e lutadores.

Se pegarmos um treino de Crossfit e outro de Cross Training e apresentarmos para uma pessoa leiga, ela provavelmente não verá muita diferença, o que de fato é verdade. Por mais que seus criadores e adeptos defendam que existem mudanças conceituais, na prática, a base é muito semelhante. A principal diferença entre os dois métodos de treinamento é que o Cross Training procura trabalhar movimentos amplos, naturais e funcionais, para produzir mudanças adaptativas em termos de hipertrofia, emagrecimento, resistência física e respiratória, diferente do Crossfit que visa trabalhar movimentos isolados e com repetições até o limite!

Sendo mais direto, o Cross Training visa trabalhar com movimentos funcionais, como agachar, empurrar, puxar, correr, saltar, etc, todos eles aplicados em sequência dentro de um série. No Rio de Janeiro e em outras cidade litorâneas é muito comum ver pessoas praticando o Cross Training nas praias, principalmente a noite.

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

Pra quem o Cross Training é indicado?

A grande maioria dos profissionais/personais vendem a ideia de que qualquer pessoas possa praticar o Cross Training, sem riscos a saúde. Mas da mesma forma que já alertamos sobre o Crossfit no artigo (3 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Treinar CrossFit), vale a mesma coisa para o Cross Training.

Toda e qualquer atividade física deve ser previamente avaliada pelos respectivos profissionais de cada área. Uma pessoa com problemas cardiovasculares deve consultar um cardiologista, pessoas com problemas de coluna ou qualquer outro problemas nas articulações devem consultar um ortopedista e assim por diante. Apesar de ser menos “agressivo” ao corpo que o Crossfit, a prática do Cross Training também requer atenção e certos cuidados.

Se você quer emagrecer, melhorar sua resistência física e respiratória o Cross Training pode ser um ótima opção, desde que sua saúde esteja em dia e que você respeite os limites do seu corpo!

Bom treino a todos e até a próxima!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos