728x90_zanox_Oferta da Semana2

O que é e como funciona o Relógio Biológico?

O que é e como funciona o Relógio Biológico

Relógio Biológico

A função do chamado “Relógio Biológico” é controlar as atividades do organismo como acordar, dormir, comer, produzir hormônios.

Todos um dia já experimentaram aquela sensação nada prazerosa de ter um relógio despertando às 6 da manhã ou até mais cedo enquanto a cama parece dizer “não vai, fica mais”. Em dias frios e chuvosos essa sensação fica ainda pior, dando vontade de jogar o despertador na parede. Isso acontece porque naturalmente você não acordaria naquele horário, tudo isso por causa do nosso Relógio Biológico.

A função do chamado “Relógio Biológico” é controlar as atividades do organismo como acordar, dormir, comer, produzir hormônios, dentre outras. Esse relógio interno é controlado no cérebro pelo hipotálamo e tem duração de 24 horas, chamado de ritmo circadiano, ativado principalmente pela luz.

Todos nós possuímos um ciclo de descanso e atividade relacionado aos períodos diurno e noturno. Respeitar esse ciclo é muito importante para a manutenção da saúde e das funções biológicas num ritmo certo.

Como exemplo podemos citar a vida de um casal. O homem acorda facilmente, todo alegre e vai tomar o seu banho, cantarolando aquela música que somente ele acha que interpreta bem, enquanto a mulher luta pra sair da cama e permanece mais quieta por algumas horas. Já no período da noite, enquanto o homem quer relaxar e aos poucos se preparar para dormir a mulher quer discutir a relação, perguntar a opinião sobre o sapato que viu na vitrine e contar como foi o seu dia. Pobre de nós homens se não dermos a devida atenção, não é?

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

Brincadeiras a parte, isso é um simples exemplo de que todos temos nosso próprio relógio interno e as atividades diárias devem ser sincronizadas, sem forçar nosso organismo a alterar seu ciclo natural e colocar nosso corpo numa situação de estresse, comprometendo nossa saúde. Outro exemplo que deixa claro sobre a diferença desse “relógio” entre as pessoas é a capacidade que algumas pessoas tem para treinar de manhã bem cedo, enquanto outras só conseguem treinar a noite.

Nos dias atuais fica difícil viver num ritmo onde nosso organismo dita as regras, ocasionando um problema da realidade contemporânea, chamado “Jet Lag Social”, síndrome definida pelo descompasso entre os compromissos diários e o relógio biológico. Além disso como consequência também temos a acúmulo de gordura e fator de risco para a obesidade. É isso mesmo, se você quer emagrecer e tem uma vida desregulada, saiba que isso dificulta a eliminação das terríveis gordurinhas.

Nosso relógio biológico não funciona como o relógio social, em que tudo acontece em um horário pré-determinado. Por isso é fundamental a mudança de hábitos para que se tenha uma vida mais saudável. Acerte os ponteiros e viva melhor!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização do autor.

Sobre o autor

Nilo Silva

Nilo Silva, empreendedor e fitness coach, é graduado em educação física, pós graduado em gestão esportiva e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos