Overtraining – O grande inimigos dos atletas de alto rendimento | Planeta do Corpo


Dicas Overtraining O grande inimigos dos atletas de alto rendimento

Published on fevereiro 16th, 2017 | by Nilo Silva

0

300x250_zanox_Oferta da Semana

Overtraining – O grande inimigos dos atletas de alto rendimento

Overtraining o grande inimigos dos atletas de alto rendimento

Veja o que é e como evitar o Overtraining, um grande inimigo de todos os atletas.

O excesso de treinamento no meio esportivo é denominado como: “Overtraining“.

Essa condição se caracteriza quando os treinos vão além da capacidade do corpo em se recuperar (regenerar), impedindo que corpo esteja totalmente recuperado até a próxima sessão de treino, seja na musculação, atletismo, ciclismo, futebol, etc.

Mas por que e como isso acontece? Como posso saber se estou em overtraining?

Grande parte dos esportistas ainda acredita que quanto mais treino, melhor será os resultados, o que é um grande engano, pois todo treino deve ter a medida certa, o excesso de nada vai adiantar e ainda pode ocasionar fadiga excessiva além de favorecer o surgimento de lesões. Uma dieta pobre em nutrientes também favorecer o Overtraining, visto que se você não oferecer todo combustível necessário para o seu treinamento, seu corpo irá trabalhar com menor eficiência. A suplementação é uma grande aliada para quem quer evitar o Overtraining, pois através dela você consegue oferecer nutrientes específicos e isolados para seu corpo se recuperar e se fortalecer.

Os principais sintomas do overtraining são: falta de disposição (cansaço anormal), dores de cabeça, irritabilidade, perda de apetite, diminuição da força, insônia, lesões frequentes, e por aí vai. Enfim, a partir do momento que você percebe que algo está fora do normal e diferente do que costumava sentir, pode ser que você esteja em um estágio de overtraining. Mas isso só poderá ser categorizado como overtraining se ocorrer por vários dias seguidos. Um cansaço maior num único dia pode ser porque seu treino foi mais intenso, talvez uma noite mal dormida ou porque naquele dia você não conseguiu se alimentar bem… tudo isso é perfeitamente normal.

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

A regra para corrigir esse problema é bem simples: DESCANSO. Fique longe dos treinos por um período entre 1 a 2 semanas e aí sim retorne a sua rotina. Dependendo do caso mudar de modalidade pode resolver. Um atleta de corrida, por exemplo, ao apresentar os sinais de overtraining pode passar a treinar na piscina, de forma mais leve e relaxante. Depois pode voltar aos poucos ao seu treino normal, sempre observando os sinais do seu corpo.

Para quem visa ganhar massa muscular fica a dica: Evite passar horas na academia, não é treinando mais do que deve que os músculos irão crescer. Eles precisam de tempo para se recuperar, caso contrário você irá entrar em um processo catabólico, também conhecido como catabolismo muscular, que além de poder ocasionar o overtraining, também irá impedir que seus músculos cresçam.

Fique atento aos sinais do seu corpo, pois se algo estiver errado ele vai avisar. Treine de forma correta e sempre procure ajuda de um profissional. Não saia por aí treinando como um louco achando que será melhor. Lembre-se que “as vezes menos é mais”.

Veja o vídeo abaixo:

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização do autor.

Nilo Silva

Nilo Silva

Nilo Silva, empreendedor e fitness coach, é graduado em educação física, pós graduado em gestão esportiva e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

Tags: , , ,


Comentários:

Back to Top ↑

lipo 6 black banner suplementos mais baratos