GIF 300x250 - Suplementos

Suplementos de Creatina – Guia Completo

Suplementos de Creatina - Guia Completo

Vai comprar suplementos de Creatina? Então tire suas dúvidas com o guia completo!

A creatina é um nutriente obtido através da alimentação, principalmente pelo consumo de carnes e peixes. Ela é composta a partir da união de três aminoácidos: Metionina, Glicina e Arginina.

É no tecido muscular esquelético que encontramos praticamente toda creatina contida no corpo humano, cerca de 95%. Isso explica a forte relação que a creatina possui com o desenvolvimento muscular, mas vamos entender melhor como isso funciona…

A principal função da suplementação com creatina no que diz respeito a musculação é liberar mais energia para as contrações musculares. Após ser sintetizada e liberada pelo fígado, a creatina atinge os músculos e ajuda a produzir a famosa ATP, ou adenosina trifosfato, a molécula que é responsável pelo armazenamento e fornecimento de energia para as atividades celulares. Portanto, podemos afirmar que a creatina serve basicamente para aumentar a oferta de energia em treinos que envolvem explosão muscular e força, como corridas de curta distância e a musculação, permitindo que seu treino seja mais intenso e com períodos menores de recuperação entre as séries.

Os principais benefícios da Creatina

● estimula síntese proteica (aumento da musculatura);
● Aumento de força a resistência;
● melhora a explosão muscular;
● influencia na cinética de oxigênio durante o exercício;
● reduz a fadiga muscular e otimiza a recuperação pós treino;

Quem deve usar e como usar?

A creatina é indicada para atletas que praticam atividades de curta duração e explosão muscular, como corridas de 100 ou 200 metros, musculação ou levantamento de peso.

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

Existem inúmeras recomendações de uso sobre a suplementação com creatina, porém a mais utilizada é a regra de saturação seguida de manutenção. Veja abaixo:

– Saturação: sobrecarga inicial de 20 a 25 g/dia divididas em 4-5 doses/dia por uma semana.
– Manutenção: consumir de 2 a 5 g/dia também divididas em 2-3 doses/dia. Tomar essa dosagem da segunda semana até completar 8 a 12 semanas de suplementação.

Segundo especialistas, a melhor maneira para se consumir a creatina é em conjunto com alguma fonte de carboidrato.

Outro fato muito polêmico sobre o consumo de creatina é a sua administração em conjunto com a cafeína. Uns dizem que a cafeína corta o efeito da creatina devido ela possuir propriedades diuréticas, ou seja, faz o corpo eliminar líquidos. Estudos comprovam que o uso moderado de cafeína, preferencialmente em diferentes horários não cortará os efeitos da creatina.

Suplementos de Creatina – Preço Médio

A creatina é um suplemento relativamente barato. As marcas mais conceituadas do mercado são a Universal, Dymatize, e a Optimun Nutriton (ON), com produtos que variam dos R$ 60,00 aos R$ 150,00 dependendo do peso do produto.

Já utilizou creatina em sua suplementação? Deixe seu relato no comentários, sua experiência pode ajudar outras pessoas!

Bom treino a todos e até a próxima!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos