GIF 300x250 - Suplementos

Testosterona Baixa: Causas, sintomas e como evitar?

Testosterona Baixa Causas, sintomas e como evitar

Testosterona Baixa Causas, sintomas e como evitar

Veja quais são as principais causas, os sintomas e como evitar que seus níveis de testosterona fiquem baixos.

A saúde dos nossos hormônios é algo essencial para que nosso organismo possa funcionar corretamente. Neste artigo, vamos falar sobre testosterona baixa: causas, sintomas e como evitar que esse tipo de problema aconteça.

A testosterona é o principal hormônio anabólico e está muito mais presente nos homens, que acabam tendo mais facilidade em emagrecer, eliminar gordura e aumentar os músculos justamente por possuir naturalmente maiores quantidades de testosterona.

Quem é praticante de musculação quer ter resultados e ver os músculos se desenvolvendo. Porém, quando você está treinando corretamente, se alimentando bem, mas mesmo assim não vê resultados, isso PODE significar algum problema hormonal, no caso, sua testosterona pode estar baixa.

Existem alguns sintomas que podem ser observados para você ter uma ideia quando a testosterona está baixa. Porém, a única forma de ter total certeza é através de exames laboratoriais.

O que causa a redução dos níveis de testosterona?

Mais uma vez os hábitos inadequados e nosso estilo de vida nos prejudicam. É isso mesmo! O que causa a baixa na produção da testosterona são alguns costumes diários, assim como a falta de atividade física no cotidiano. Um dos maiores culpados pela baixa produção de testosterona em nosso corpo é o excesso de açúcar e o grande consumo de carboidratos simples.

Isso acontece, porque esses alimentos causam os terríveis picos de glicose na corrente sanguínea, fazendo assim com que a testosterona fique com os níveis bem baixos. Por isso, como podemos observar, o consumo de açúcar e muitos carboidratos simples causam uma redução considerável em seus níveis de testosterona, quando ingeridos em excesso.

O uso de esteróides também pode causar alterações e danos na produção endógena de testosterona, danos estes que podem ser irreparáveis. A grande maioria das pessoas que usa esteróides provavelmente não terá problema se utilizar os hormônios de maneira correta e controlada, os fatores genéticos e a irresponsabilidade do usuário são os pontos mais preocupantes.

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

De qualquer forma de verificar se seus níveis hormonais estão normais é realizando os devidos exames laboratoriais de rotina.

Pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física também podem apresentar índices baixos de testosterona. É que através da atividade física, desenvolvemos corretamente a síntese proteica, grande responsável em agir na produção do hormônio.

Existem também uma série de outros medicamentos não esteróides que podem baixar os níveis de testosterona, entre eles podemos citar dois exemplos como a bromoprida e a finasterida.A bromoprida é utilizada para melhorar os processos de digestão, e a finasterida é utilizada em tratamento de queda de cabelo.

Sintomas que indicam níveis baixos de testosterona

• Cansaço em excesso;
• Baixo rendimento nas atividades físicas;
• Falta de ânimo;
• Redução da libido (prazer sexual);
• Mau humor;
• Ganho de peso;
• Dificuldade para se concentrar.

Procure sempre, através de um médico e de exames periódicos, saber como está o seu funcionamento metabólico, pois é dessa forma que você poderá sempre controlar seus níveis normais de testosterona e de outros hormônios importantes para o funcionamento do corpo.

Como evitar a testosterona baixa?

Você pode evitar testosterona baixa mantendo hábitos saudáveis e tendo uma rotina correta, que deve incluir:

• Boas noites de sono;
• Alimentação adequada e equilibrada;
• Evitar cigarros e bebidas alcoólicas.

Também existem suplementos alimentares como o Vitrix, Tribulus Terrestrin NOW, Tribulus ON, Recycle, entre outros que podem ajudar a regular a produção natural de testosterona, mas seus resultados não são comprovados. Leia também: Como tomar Tribulus Terrestris? Qual a dosagem correta?

Em alguns casos, o tratamento indicado por médicos para testosterona baixa é a reposição hormonal. Porém, muitas vezes é possível reverter o problemas apenas com a mudança no estilo de vida.

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos