GIF 300x250 - Suplementos

Testosterona

Testosterona é a maior responsável pela construção muscular!

A testosterona é um hormônio esteróide produzido, tanto nos homens quanto nas mulheres. Nos homens pelos testículos (os quais também produzem espermatozóides e uma série de outros hormônios que controlam o desenvolvimento normal e funcionamento), nos indivíduos do sexo feminino, pelos ovários, e, em pequena quantidade em ambos, também pelas glândulas supra-renais. Vale ressaltar que a síntese da testosterona é estimulada pela ação do LH (hormônio luteinizante), que por sua vez é produzido pela pituitária anterior (adenohipófise ou simplesmente hipófise).
A testosterona é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas, sendo também importante para a função sexual normal e o desempenho sexual. Apesar de ser encontrada em ambos os sexos, em média, o organismo de um adulto do sexo masculino produz cerca de vinte a trinta vezes mais a quantidade de testosterona que o organismo de um adulto do sexo feminino, tendo assim um papel determinante na diferenciação dos sexos na espécie humana. Com esta informação, fica fácil perceber porque algumas mulheres começam a desenvolver características masculinas ao longa do tempo, muitas vezes o desenvolvimento dessas características é resultado do uso de anabolizantes a base de testosterona, caso da Durateston, Testex e outros.
Níveis baixos de testosterona limitam o ganho de massa muscular. Atletas que fazem uso de testosterona sintética (os chamados “esteróides anabolizantes“) têm um crescimento muscular rápido, pois esse fator limitante acaba. Contudo os efeitos colaterais do consumo de anabolizantes são graves e não justificam os benefícios de curto prazo que possam trazer.
A nutrição adequada e a prática de atividades físicas desempenham um papel importante no processo de produção natural de testosterona pelo nosso organismo. O equilíbrio entre proteínas, minerais e vitaminas assegura o melhor desenvolvimento das funções fisiológicas do organismo tais como o desenvolvimento de tecido muscular, ganho de força física, bem como a otimização da performance.


Como aumentar a produção de testosterona naturalmente?

● Dê preferência a exercícios compostos, como supino reto, agachamento livre e levantamento terra. Exercícios compostos recrutam muito mais músculos para realizar somente um movimento, isto leva a um aumento considerável no estresse metabólico: a fórmula perfeita para liberar mais testosterona.
● Faça de 4 a 5 séries com até 6 repetições em exercícios compostos como: supino, agachamento livre e terra.
● Respeite a relação entre volume e intensidade. Isto não é uma recomendação para você buscar a falha em toda série(HIT), mantenha o volume e tente descansar o mínimo possível entre as séries.
● Consuma obrigatóriamente um shake pós-treino com carboidratos e proteínas.
Bloqueio e relação sexual
A finasterida, substância utilizada para combater a queda de cabelos, concorre com a testosterona em suas ligações, e pode promover a sua redução gradual. Por outro lado, a bromoprida, utilizada para melhorar a digestão, promove a elevação da prolactina, que também bloqueia a testosterona, chegando perto de seu limite inferior, com consequências importantes no organismo masculino. Em homens o comportamento sexual é muito dependente da testosterona. Estudos indicam que ela é a responsável pelo aumento no desejo sexual, ou seja, quanto maior o nível de testosterona, maior o apetite sexual.

Veja aqui os principais Suplementos para Emagrecimento e Ganho de Massa Muscular

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (2)

  1. Ótima matéria, poucas pessoas sabem que a testostera é grande responsável pelo crescimento muscular.

  2. Alexandro da Silva Abril 3, 2013 @ 2:16 pm

    Muito bom e obrigado por tantas informações.
    Sempre visito o site,sempre lendo e aprendendo
    mais e mais.

Os comentários estão fechados.

lipo 6 black banner suplementos mais baratos