728x90_zanox_Oferta da Semana2

Treinar doente? Nem pensar!

Treinar doente

Treinar doente só irá debilitar ainda mais o sistema imune!

Continuamos com dias de baixas temperaturas e umidade relativa muito baixa, que por si só é condição ideal para a proliferação de alguns vírus! Esse constante stress térmico pode interferir negativamente em nosso sistema imunológico e nos tornar suscetíveis às infecções oportunistas, como gripes e resfriados. E agora? O que podemos fazer?

O Sistema Imune

O Sistema Imune ou Sistema Imunológico é de grande eficiência no combate a micro-organismos invasores. Entretanto não é só isso; este também é responsável pela “faxina geral” do organismo, removendo de células mortas, renovando determinadas estruturas e etc. Outra função importante é o ataque à células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo que se não forem destruídas, podem originar tumores. As células do sistema imune são altamente organizadas como um exército. Cada tipo de célula age de acordo com sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o “inimigo” ao exército do sistema imune, outras só atacam para matar, outras constroem substâncias que neutralizam os “inimigos” ou neutralizam substâncias liberadas pelos “inimigos”.

Sorte nossa que o organismo possui suas barreiras naturais que são obviamente inespecíficas, como a da pele (queratina, lipídios e ácidos graxos), a saliva, o ácido clorídrico do estômago, o pH da vagina, a cera do ouvido externo, muco presente nas mucosas e no trato respiratório, cílios do canal respiratório, peristaltismo, flora intestinal, entre outras, ou o pobre coitado do sistema imunológico não suportaria tantos ataques no qual somos submetidos todos os dia e a todo instante.

Leia o artigo: “5 alimentos para fortalecer o sistema imunológico!

Banner Oficial Farma

banner tribulus on

“Estou doente! Posso ir treinar?”

Como já falamos no artigo “Treinar no frio pode ajudar a emagrecer!“, o frio impõe um alto consumo energético ao nosso organismo para manutenção de nossa temperatura corporal. No frio o pior que se pode acontecer é fechar a circulação de ar como acontece em locais de grande aglomeração de pessoas, como em ônibus, cinemas e até mesmo na academia cheia e vejam que “prato cheio” para se espalhar um “virusinho”! Ok, infelizmente você que tanto treina e se alimenta bem naturalmente mantém um sistema imune mais ativo e bem organizado que outras pessoas, mas isso não o torna num SUPER HUMANO à prova de doenças! E de repente, olha você gripado, resfriado, sinusite matando de dor…

O jeito agora é procurar seu médico, se tratar como “manda o figurino” e guardar repouso, certo? O problema é: QUANDO SERÁ O IDEAL PARA SE VOLTAR AOS TREINOS? O treino também é um tipo de stress e nosso corpo está tentando se recompor do quadro, assim sendo se você “forçar a barra” e voltar antes do tempo ideal, tudo que irá conseguir é deprimir o sistema imune e uma recaída “mais brava” pode acontecer! A dica em linhas gerais para o ideal é aguardar pelo menos 48 horas após os sintomas terem cedido por completo, especialmente se tiver tido febre, antes de voltar aos treinos. Entretanto, todo cuidado é pouco e deve-se por precaução reduzir o volume de treino, talvez em 50% no total de séries por grupo muscular que se esteja fazendo e prestar atenção nas reações de seu organismo. EVITE SENSAÇÕES DE EXTREMA FADIGA NESSE MOMENTO!

Bons treinos e até a próxima!

300x250_zanox_Oferta da Semana

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.

Sobre o autor

Eder Lima

Preparador Físico Particular e Consultor Técnico de Atletas de Alto Rendimento em Diversas Modalidades Esportivas; Consultor para montagem, organização e normatização técnico administrativa para academias; Consultor em Coaching Corporativo; Ex-docente em cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas cadeiras de: Biomecânica, Cinesiologia, Musculação e Neurofisiologia. Pós-graduado em PREPARAÇÃO FÍSICA e MUSCULAÇÃO, UGF. 1994 portador do CREF. G/MG 01232.

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos