Suplementação com Leucina (L-leucina) – Efeitos e Benefícios.
A Leucina ou L-leucina é um dos aminoácidos essenciais do corpo humano, isso significa que nosso organismo não tem a capacidade de sintetizá-lo e, portanto é necessário que sua reposição venha da dieta ou suplementação. A Leucina em conjunto com a Valina e a Isoleucina formam uma cadeia ramificada chamada de BCAA’s (Branch Chain Amino Acids).
Entre os aminoácidos que fazem partes dos bcaa’s, a Leucina é quem apresenta maior ação sobre o tecido muscular. Em estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition em 2006 (Am J Clin Nutr 2006;84:623–32.), pesquisadores chegaram à conclusão de que a Leucina tem um papel muito importante na síntese de proteínas, visto o resultado de síntese ter sido cerca de 47% maior quando se usava a Leucina em conjunto com carboidratos e proteínas.
Os músculos em adultos são constantemente fabricados e decompostos. Quando jovens, esses dois processos mantêm-se em equilíbrio mas à medida que envelhecemos, a decomposição se sobressai. Depois dos 40 anos, os humanos começam a perder músculo em torno de 0,5% a 2% ao ano. Esse processo, denominado sarcopenia, é responsável pela redução da mobilidade e da autonomia entre os idosos. A suplementação com Leucina ou Bcaa’s é indicada para pessoas mais velhas com o objetivo de reduzir a degradação muscular e melhorar a qualidade de vida.
Leia também: BCAA – O que é, como tomar, qual o melhor e onde comprar!
Benefícios da Suplementação com Leucina
● Ajuda na formação de tecido muscular;
● Otimiza a recuperação muscular;
● Essencial para a cura de lesões e feridas;
● Reduz o catabolismo muscular;
● Ajuda a prevenir danos no fígado;
● Participe no balanço de nitrogênio;
● Aumento na performance mental e física;
● Ajuda a manter níveis equilibrados de açúcar no sangue;
● Ajuda a aumentar a produção de hormônio do crescimento.
Quantidade Ideal
A quantidade ideal para consumo diário varia de 1,5 a 3,0 g. Para que a construção de proteínas musculares ocorra de modo efetivo é fundamental que esta quantidade de Leucina seja ingerida dentro de um contexto proteico.
Alimentos Ricos em Leucina
Carnes vermelhas, peixes, queijos, ovos, leites, iogurtes, milho, soja, sementes, arroz integral. A Leucina é principalmente encontrada em produtos lácteos.
Onde comprar suplementos?
Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado. Segue abaixo algumas indicações de lojas virtuais de suplementos alimentares.
Já utilizou suplementos de Leucina? O que achou? Deixe seu relato nos comentários, sua experiência pode ajudar outras pessoas!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Seja o primeiro a comentar