Como a saúde bucal influencia no emagrecimento

Como a saúde bucal influencia no emagrecimento
Compartilhar no:

Muitas pessoas que começam com dietas não sabem que a saúde bucal pode estar diretamente relacionada a esse processo, sendo necessário estar atento à ela. Mas, qual é realmente o impacto disso na relação entre a saúde bucal e emagrecimento? É sobre isso que abordaremos no artigo a seguir.

Alimentação

Primeiramente, precisamos falar sobre um aspecto que, obviamente, influencia nas duas questões, tanto em uma saúde bucal de qualidade quanto no emagrecimento: a alimentação. 

Isso porque esse é o principal elemento para a manutenção da saúde como um todo e do aspecto corporal, agindo como um ponto de partida em qualquer discussão nesse sentido, já que a alimentação é a principal influenciadora na perda de peso e também na qualidade dos dentes.

Quando uma pessoa quer emagrecer, qual é o principal passo que ela toma? 

Naturalmente, mudar a alimentação, cortando alimentos que são prejudiciais para a saúde e que atrapalham nesse processo de emagrecimento, tais como:

  • Alimentos gordurosos;
  • Doces;
  • Refrigerantes;
  • Massas.

Contudo, é preciso atentar quanto às “dietas milagrosas”, para que apenas os alimentos prejudiciais ou em excesso sejam retirados, promovendo uma reeducação alimentar, e não uma ação rápida com apenas a alteração do cardápio por um período.

Em relação aos alimentos mencionados, ao mesmo tempo em que eles podem ser prejudiciais, principalmente se consumidos em excesso, e atrapalham na perda de peso, muitos deles também podem prejudicar a qualidade da saúde bucal.

Doces e refrigerantes, por exemplo, são constituídos a base de açúcar, um elemento prejudicial para a saúde bucal, principalmente para o esmalte dentário. 

Isso porque o consumo em excesso desse tipo de alimento pode gerar problemas diversos, até aqueles entendidos como mais sérios para os dentes ao longo prazo, favorecendo cáries e corrosões – por exemplo.

Em casos mais simples, o açúcar prejudica a aparência dos dentes, podendo modificar a coloração. 

Nesse caso, pode ser necessário que, em algum momento, a pessoa que exagera no consumo tenha de fazer um procedimento de clareamento dental para recuperar a coloração dos dentes, devolvendo o sorriso desejado.

Já em casos mais sérios, o consumo excessivo de açúcares pode gerar bastante dificuldade no emagrecimento e, ao mesmo tempo, causar danos mais graves aos dentes, podendo, inclusive, danificar completamente a arcada dentária, fazendo com que os dentes caiam. 

Nesse caso, a pessoa precisará de um suporte ainda maior para a recuperação, devendo procurar por um implante dentário para reposição e restabelecimento da mordida.

LEIA TAMBÉM: 5 ATITUDES IMPORTANTÍSSIMAS PARA QUEM QUER EMAGRECER

Mastigação

Outro ponto importante dessa relação é a mastigação dos alimentos consumidos. 

Diversos alimentos que são saudáveis devem ser consumidos com frequência nos processos de emagrecimento, como alimentos ricos em fibras, carboidratos integrais, frutas, entre outros.

Isso porque eles necessitam de uma mastigação mais intensa e frequente, o que permite que os alimentos sejam quebrados antes de chegarem no aparelho digestivo, facilitando o processo e contribuindo para a saciedade, já que a alimentação durará um tempo maior para ser concluída. 

Mas como fazer para ter essa mastigação adequada? É exatamente nesse momento que se destaca a relação do emagrecimento com a refeição.


suplementos-integral-medica

Precisando de suplementos para otimizar seus resultados?

Com mais de 30 anos de história, a Integralmédica foi a pioneira em suplementação esportiva no Brasil e, desde o primeiro momento, imprimiu uma marca de inovação e excelência em produção e pesquisa. Seus produtos de qualidade premium carregam, além da mais alta tecnologia, o DNA de uma empresa altamente comprometida com desempenho, saúde e bem-estar.

Conheça os suplementos alimentares da Integralmédica e descubra o que a nº 1 em sports nutrition do Brasil pode fazer por você!


Isso porque a resistência necessária para a estrutura decorre de alguns cuidados com a saúde bucal, incluindo a alimentação, mas principalmente tendo uma higiene bucal de qualidade, realizando algumas práticas importantes no dia a dia, como a escovação e o uso de fio dental.

Essas práticas devem ser incentivadas desde o começo da vida, pois é importante cuidar dos dentes em todos os momentos e de modo a fortalecer esse hábito ao longo da vida. 

Além disso, para que a qualidade da dentição/mastigação seja garantida, alguns procedimentos podem ser necessários, principalmente se houver algum aspecto que influencia na mastigação, como o alinhamento e/ou mordida.

Nesses casos, existem tratamentos que podem ajudar as pessoas a melhorar a mordida, a qualidade dos dentes e, consequentemente, a mastigação, como o tratamento com aparelho invisivel

Por fim, para além da qualidade da dentição, recorrer a um maior tempo de mastigação se mostra crucial nesse processo, hidratando a cavidade e liberando uma maior quantidade de saliva, que auxilia o sistema digestivo.

Uso de medicamentos

A relação do processo de emagrecimento com os cuidados com a saúde bucal também podem estar relacionados de forma “negativa”.

Muitas pessoas podem tentar acelerar esse processo de perda de peso, e a forma mais rápida de fazer isso é tomando alguns medicamentos criados para ajudar na perda de gordura, ou então dar a sensação de saciedade, fazendo com que as pessoas não se alimentem da maneira correta – o que pode impactar na saúde geral.

Entretanto, existem dados que comprovam que muitos desses remédios utilizados para o emagrecimento podem contribuir para uma sensação de secura na boca, justamente pela falta de saliva causada pelo uso do medicamento.

Com a diminuição da produção de saliva, que é um elemento fundamental para a limpeza e fortalecimento dos dentes, o esmalte dentário pode ser prejudicado e as bactérias se acumulam nos dentes e gengiva. 

Dessa forma, se o problema persistir durante muito tempo, os dentes podem ser prejudicados de forma bastante grave, podendo ser necessário algum tipo de tratamento para recuperação, como uso de lente de contato dental.

Além disso, o medicamento também pode afetar todo o processo digestivo, provocando dores e incômodos diversos.

Cuidados com a saúde bucal

Por fim, é importante reforçar alguns aspectos dos cuidados para a saúde bucal. Uma saúde bucal de qualidade depende de uma série de fatores, mas o resultado pode ser compensador, melhorando a saúde dos dentes e também do organismo de modo geral, inclusive o processo digestivo – combatendo bactérias que podem afetar os tecidos.

Entre os principais cuidados, a escovação, o uso de fio dental e os hábitos alimentares são os que mais se destacam. Além disso, é fundamental ter um acompanhamento odontológico de qualidade, para verificar, sempre que possível, como está a saúde dos dentes.

Com isso, as pessoas podem, por exemplo, procurar quanto custa um clareamento dental e encontrar dentistas que realizam esse procedimento estético para melhorar a beleza do sorriso. 

Assim, é possível garantir mais saúde e qualidade de vida, bem como a autoestima, já que tanto o sorriso quanto o corpo podem influenciar diretamente na autoimagem e bem-estar.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

LEIA TAMBÉM: A IMPORTÂNCIA DE FAZER EXERCÍCIOS DURANTE O ISOLAMENTO

Compartilhar no:
Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*