3 dicas para uma saúde bucal de qualidade

3 dicas para uma saúde bucal de qualidade
Compartilhar no:

Confiro o artigo e fique por dentro de 3 ótimas dicas para uma saúde bucal de qualidade.

Muitas pessoas não se atentam a detalhes importantes relacionados à qualidade de vida. Para obter o máximo possível de saúde, é fundamental cuidar adequadamente de todas as partes do corpo, incluindo a boca, que é um órgão fundamental para a nossa sobrevivência.

Nesse sentido, a qualidade de vida está muito atrelada aos cuidados que as pessoas possuem em relação a suas saúdes bucais e como esses cuidados são efetuados durante toda a sua vida.

Nesse artigo veremos a importância de cuidar corretamente da saúde bucal, explicando quais são as principais práticas que você deve ter no dia a dia e quais os benefícios que essas práticas podem trazer para a população a longo prazo.

LEIA TAMBÉM: SAIBA COMO MELHORAR A SUA QUALIDADE DE VIDA

Saúde bucal

Quando falamos em saúde bucal, naturalmente temos de discutir tudo que envolve a região da boca. 

Entretanto, normalmente os cuidados mais conhecidos estão relacionados à saúde dos dentes, que são estruturas fundamentais para uma série de ações que fazem com que o nosso organismo funcione da maneira adequada.

Cuidar da saúde bucal é fundamental por uma série de motivos. Primeiramente, é importante discutir a questão da saúde, que é o principal ponto para que os dentistas insistam nos cuidados diários desde os primeiros anos de vida.

A boca é uma região bastante suscetível à presença de bactérias. Quando nos alimentamos, esse é o primeiro ambiente em que os alimentos passaram, sendo mastigados ou triturados pelos dentes. 

Durante esse processo, é comum que certos pedaços de alimentos fiquem presos nos dentes, gengiva ou até mesmo na língua, estimulando a produção e acúmulo de bactérias.

Essas bactérias, quando alojadas na boca, podem se multiplicar e causar uma série de doenças bucais importantes, tais como:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Câncer de boca;
  • Mau hálito;
  • Tártaro;
  • Outras.

Além disso, essas bactérias podem acabar prejudicando tratamentos odontológicos importantes, como o uso de aparelho ortodôntico safira, que são fundamentais para diversos pacientes que precisam de correções nos dentes por diferentes motivos.

Além da questão da saúde, os cuidados relacionados à saúde bucal, que servem justamente para impedir esse acúmulo e multiplicação de bactérias, são fundamentais por uma questão de estética. 

Quando você cuida corretamente da saúde da sua boca, essencialmente dos dentes, você qualifica o seu sorriso, gerando uma série de benefícios para a sua autoestima, por exemplo.


suplementos-integral-medica

Precisando de suplementos para otimizar seus resultados?

Com mais de 30 anos de história, a Integralmédica foi a pioneira em suplementação esportiva no Brasil e, desde o primeiro momento, imprimiu uma marca de inovação e excelência em produção e pesquisa. Seus produtos de qualidade premium carregam, além da mais alta tecnologia, o DNA de uma empresa altamente comprometida com desempenho, saúde e bem-estar.

Conheça os suplementos alimentares da Integralmédica e descubra o que a nº 1 em sports nutrition do Brasil pode fazer por você!


Dicas para uma saúde bucal de qualidade

Agora que sabemos a importância de cuidar adequadamente da saúde bucal, é importante entender de que maneira você pode fazer isso. 

Os cuidados que mostraremos na sequência são essenciais para qualificar não somente a saúde dos seus dentes, mas também tratamentos dentários importantes, como o uso de aparelho ortodôntico transparente.

Higienização bucal

Para começar, não poderíamos deixar de falar da higienização bucal. Esse é o principal ponto para uma saúde bucal de qualidade, e deve ser estimulado desde os primeiros anos de vida. 

A higienização bucal, mediante a escovação diária (diversas vezes ao dia) e uso de fio dental serve para limpar a boca adequadamente, evitando que os alimentos se mantenham presos aos dentes, gerando a proliferação de bactérias na região bucal.

Quando você consulta o seu dentista, seja para entender como está a sua saúde bucal, ou para manutenção de sua faceta em resina, certamente ele questionará como estão os seus cuidados com a higienização bucal. 

Essas práticas impactam diretamente na qualidade do seu sorriso e da saúde da sua boca.

Cuidados alimentares

Sabemos que os alimentos podem ser um dos principais causadores do acúmulo de bactérias na boca, mas é importante entender que nem todos eles causam um efeito prejudicial, enquanto outros possuem uma intensidade mais perigosa.

Para manter a saúde bucal qualificada, inclusive ajudando na eficiência do uso de facetas de resina, é essencial que você se atente com os alimentos que você pode ou não consumir com maior frequência. 

O açúcar, por exemplo, é um dos principais causadores de doenças bucais que já mencionamos anteriormente, por isso deve ser evitado.

Consultas odontológicas

Por fim, é fundamental que você concilie todos os cuidados com a saúde bucal, inclusive na relação com a sua alimentação, com consultas regulares ao seu dentista.

Esse profissional é responsável por observar, orientar e executar consultas que podem qualificar cada vez mais a sua saúde bucal. Além disso, ele pode proporcionar tratamentos interessantes em diferentes casos, como o uso de aparelho dental de porcelana.

Todos esses cuidados e ações podem ajudar você a qualificar cada vez mais seu sorriso, melhorando a sua autoestima, evitando que você seja atingido por doenças bucais ou em outras partes do corpo e melhorando a qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM: HÁBITOS PARA MELHORAR SUA SAÚDE BUCAL

Compartilhar no:
Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*