Hábitos para melhorar sua saúde bucal

Hábitos para melhorar sua saúde bucal
Compartilhar no:

Higienização correta, frequência de escovação, alimentação correta e saudável, uso de produtos adequados e acompanhamento profissional são hábitos necessários para melhorar a saúde bucal.

O sonho de muita gente é ter um sorriso bonito e saudável, afinal, esse é o principal cartão de visitas que uma pessoa pode ter. No entanto, muitas também não praticam os hábitos diários para conseguir melhorar a saúde bucal e ter dentes brancos, limpos e saudáveis, e isso pode ocorrer por diversos motivos.

Há muito tempo, a saúde bucal já deixou de ser algo secundário e tratado como algo não-essencial, afinal, sem seu devido cuidado as bactérias que acessam o organismo por meio da boca podem impactar no pleno funcionamento de diversos outros tecidos.

Para se ter uma ideia, o número de pessoas que são beneficiárias de algum convênio odontológico chegou a mais de 27 milhões em dezembro de 2020, demonstrando a preocupação com o cuidado e atendimento ágil para essa parte do corpo.

Além disso, a falta de cuidados com a saúde bucal pode ocasionar em uma série de problemas, que vão desde a autoestima, já que os dentes podem apresentar alguma imperfeição, até em doenças bucais. 

Existem também problemas relacionados ao sistema cardiorrespiratório que podem surgir devido à proliferação de bactérias pelo organismo. Inclusive, até o posicionamento dental pode impactar em uma respiração e fala mais eficiente.

Dentre as principais doenças bucais que podem surgir estão a cárie e inflamações gengivais, sendo que a segunda pode impactar até na saúde do sistema cardiorrespiratório.

Em casos de acúmulo e proliferação de bactérias em que há o comprometimento da arcada dentária, o dentista deverá ser consultado para que ele retire aquele dente, limpe o local e faça um implante dentário para preservar o local e devolver sua funcionalidade.

Inclusive, antes mesmo do grave desenvolvimento de doenças, é primordial que esse acompanhamento seja feito de forma regular e adequada, prevenindo o acúmulo de bactérias.

Assim, dentre os cuidados que podem ser tomados para melhorar a saúde bucal estão:

  • Higienização correta;
  • Frequência de escovação;
  • Uso de produtos adequados;
  • Alimentação correta e saudável;
  • Acompanhamento profissional de qualidade.
Hábitos para melhorar sua saúde bucal

Dito isso, agora serão colocadas as melhores formas de cuidar do sorriso, prevenindo doenças e deixando-o mais bonito para que sorrir seja, cada vez mais, um hábito adotado no dia a dia e com mais tranquilidade.

LEIA TAMBÉM: O QUE É E COMO FUNCIONA O RELÓGIO BIOLÓGICO?

Necessidade de uma alimentação adequada

A alimentação é um fator determinante para a saúde bucal, seja como aliada ou como vilã. Por esse motivo, é preciso estar atento aos hábitos alimentares adotados no cotidiano.

Nesse contexto, uma alimentação rica em açúcares ou carboidratos pode ser vista como “inimiga” da saúde bucal.

Isso porque a sacarose, presente em ambos os elementos citados, alimenta as bactérias da boca, que, por sua vez, libera um ácido corrosivo ao esmalte que protege os dentes de doenças e evita a fixação de pigmentos na estrutura.

Outros vilões da saúde bucal se tratam dos alimentos pigmentados, pois se consumidos com frequência, podem escurecer ou causar manchas nos dentes. Por isso, deve-se evitar:

  • Beterraba;
  • Refrigerante;
  • Café;
  • Suco de uva;
  • Vinho;
  • Molho de tomate.

No caso de escurecimento ou mancha dos dentes, o indicado a fazer é verificar com o profissional a possibilidade de realizar uma limpeza mais profunda ou o clareamento dental para recuperar a coloração original dos dentes. 


suplementos-integral-medica

Precisando de suplementos para otimizar seus resultados?

Com mais de 30 anos de história, a Integralmédica foi a pioneira em suplementação esportiva no Brasil e, desde o primeiro momento, imprimiu uma marca de inovação e excelência em produção e pesquisa. Seus produtos de qualidade premium carregam, além da mais alta tecnologia, o DNA de uma empresa altamente comprometida com desempenho, saúde e bem-estar.

Conheça os suplementos alimentares da Integralmédica e descubra o que a nº 1 em sports nutrition do Brasil pode fazer por você!


Já a alimentação aliada da saúde bucal deve ser constituída de refeições balanceadas com cálcio, fibra e vitaminas diversas.

No caso do cálcio, seu consumo pode ser auto explicativo, visto que os dentes são basicamente feitos desse elemento, já que 95% de sua estrutura é cálcio. Portanto, nutri-lo com esse nutriente faz bem para a saúde e resistência dental.

A vitamina D também contribui para a sua nutrição, pois ela atua na fixação do cálcio nos ossos.

Já as fibras podem ser interpretadas como uma espécie de esponja natural que limpa os resíduos alimentares dos dentes e promove a higiene da boca. 

Além disso, alguns alimentos são conhecidos como “detergentes” e são muito benéficos pois removem a gordura, resíduos e bactérias advindos da alimentação e presentes na boca. Eles ainda removem placas e previnem o surgimento de problemas como cárie, gengivite e mau hálito.

Alguns alimentos aliados da saúde bucal são:

  • Cenoura;
  • Espinafre;
  • Couve;
  • Maçã;
  • Pêra;
  • Ovo;
  • Leite e seus derivados.

Inclusive, é preciso ressaltar que quem faz algum tratamento, como o uso de aparelho movel precisa lembrar de tomar alguns cuidados específicos. No caso do aparelho, realizar sua remoção para se alimentar e para fazer a higienização bucal. 

Atenção à higiene bucal

O principal fator para ter dentes limpos e saudáveis é quanto à higienização bucal. 

Para isso, três hábitos de limpeza precisam ser feitos corretamente e com a frequência certa para garantir um sorriso bonito e saudável.

Primeiramente, é necessário falar sobre a escovação, principal ação de higiene bucal.

Ela deve ser feita utilizando escovas de cerdas macias e com pouco creme dental, fazendo movimentos circulares ou verticais da gengiva para fora.

Após escovar todos os dentes, é preciso também escovar a língua em movimentos de vai e vem.

Feito isso, finaliza-se a escovação com o enxaguante bucal e uso do fio. Inclusive, o uso do fio também pode ser feito antes da escovação. 

É importante lembrar, no entanto, que após o uso do enxaguante bucal não é indicado ingerir água ao menos nos próximos 30 minutos, para que o efeito do produto sobre os dentes seja preservado e para não levar o álcool presente para o organismo.

Outro ponto de atenção é que a escovação deve ser feita ao menos três vezes e, assim como no caso dos alimentos, quem utiliza aparelho ortodôntico precisa ter mais atenção ao processo, podendo recorrer ao uso de escovas específicas para remover resíduos alimentares que podem ficar presos nos dentes e na estrutura.

Ida regular ao dentista

A visita ao dentista deve acontecer a cada seis meses para que o profissional avalie a cavidade oral e realize os procedimentos de higienização profunda e prevenção de doenças.

Além disso, procedimentos como a limpeza de tártaro e aplicação de flúor podem ser feitos para remoção mais ampla de bactérias e para nutrir o esmalte dental.

O dentista também pode indicar procedimentos estéticos ou funcionais para melhorar a qualidade e beleza do sorriso do paciente, como a colocação de lente de contato dental, que consegue melhorar tanto a coloração como a estrutura da dentição.

Assim, é possível criar novas rotinas para conciliar mais saúde e beleza nos hábitos diários, por meio de práticas simples como a alimentação e a higienização.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

LEIA TAMBÉM: OS 7 MELHORES SUPLEMENTOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Compartilhar no:
Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*