Abdominal suspenso: execução, músculos envolvidos e benefícios

Abdominal suspenso: execução, músculos envolvidos e benefícios
Compartilhar no:

O abdominal suspenso é um exercício que necessita basicamente apenas do peso corporal e que trabalha diversos músculos do corpo.

Ter uma barriga sequinha e definida envolve uma série de situações. Além de uma dieta constante e restritiva, que é de extrema importância, ainda é preciso aplicar treinos regulares para que a musculatura da região de se fortaleça e desenvolva. Assim como qualquer outro grupo muscular, o abdômen também precisa de uma série de treinos variáveis.

Entre os principais exercícios utilizados para o fortalecimento do abdômen, o abdominal suspenso (flexão de quadril) é um dos mais utilizados. Este exercício pode ser feito facilmente na barra fixa. O movimento realizado é uma flexão de quadril, que irá ativar uma série de músculos da região medial de nosso corpo.

Abdominal suspenso
  • Os Músculos Envolvidos são: Abdominais, Parte superior da coluna, Quadris, Antebraços e Ombros.
  • Nível de Dificuldade: Intermediário.

LEIA TAMBÉM: EXEMPLO DE SÉRIE ABDOMINAL PARA INICIANTES!

Abdominal Suspenso e os Músculos envolvidos

Por se tratar de um movimento de flexão de quadril, o abdominal suspenso tem uma ação muito forte sobre o músculo reto abdominal. Porém, ele ainda trabalha fortemente com outros músculos da região medial de nosso corpo, fortalecendo o Core quase que por inteiro, pois é preciso ter boa concentração e foco no controle de todo movimento do corpo. Além disso, é possível utilizar algumas variações que irão atuar mais fortemente na região lateral, mais especificamente nos oblíquos internos e externos.


suplementos-integral-medica

Precisando de suplementos para otimizar seus resultados?

Com mais de 30 anos de história, a Integralmédica foi a pioneira em suplementação esportiva no Brasil e, desde o primeiro momento, imprimiu uma marca de inovação e excelência em produção e pesquisa. Seus produtos de qualidade premium carregam, além da mais alta tecnologia, o DNA de uma empresa altamente comprometida com desempenho, saúde e bem-estar.

Conheça os suplementos alimentares da Integralmédica e descubra o que a nº 1 em sports nutrition do Brasil pode fazer por você!


Veja abaixo teoricamente como realizar o exercício de maneira correta:

  1. Mãos fixas, preferencialmente um pouco mais largas que os ombros assim possibilitando uma ação maior dos estabilizadores da escapula.
  2. Ao elevar as pernas, seja dobrada ou estendida, eleve o quadril, você está trabalhando o abdômen e não somente o flexor de quadril. Inspire na subida e expire na volta do movimento.
  3. Não balance para trás, os ombros devem permanecer na mesma postura, assim obteremos um ângulo favorável de tração do abdômen.

A execução do exercício com as pernas esticadas aumenta a dificuldade e intensidade do mesmo. Com os joelhos dobrados, temos um menor braço de alavanca, o que facilita o movimento.


Abdominal Suspenso Variação para Oblíquos

Além de termos a execução padrão acima, temos ainda a variação com ênfase nos músculos abdominais oblíquos. Neste caso, ao invés de subir o joelho na direção medial, devemos projetá-lo para a região lateral. Veja a imagem abaixo:

Abdominal Suspenso Variação para Oblíquos

As duas variações citadas neste artigo são bastante interessantes para quem quer um trabalho intenso sobre os músculos abdominais. Apesar de ser um exercício simples e de fácil execução, o abdominal suspenso não é um exercício indicado para iniciantes ou para pessoas muito acima do peso.

LEIA TAMBÉM: COMO AFINAR A CINTURA? – DICAS DE ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS

Compartilhar no:
Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*