Saiba como melhorar a sua qualidade de vida

Saiba como melhorar a sua qualidade de vida
Compartilhar no:

Ter uma boa qualidade de vida é um fator que está sendo cada vez mais buscado pelas pessoas. Apesar disso, a compreensão sobre o que é a qualidade de vida é algo que ainda vem sendo construído, havendo algumas confusões em relação ao conceito, principalmente quando associado a sacrifícios. 

Na verdade, a qualidade de vida está relacionada a aderir hábitos saudáveis no cotidiano, conforme gostos, atividades e necessidades pessoais, a fim de ter uma maior sensação de bem-estar durante mais tempo e diminuir riscos de doenças no corpo, mente e até nos dentes. 

Por esse motivo, ela está relacionada a diversas esferas da vida, desde as práticas para autoconhecimento até as de interação social. 

Para contribuir com o aprofundamento no tema, as práticas saudáveis que serão expostas a seguir podem contribuir com fatores como:

  • Melhora da memória;
  • Melhora no humor;
  • Aumento da capacidade cognitiva;
  • Melhora no condicionamento e até aparência do corpo;
  • Melhora na autoestima e autoconfiança..

Pensando em todas essas vantagens, aqui serão colocadas algumas dicas para melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças e se sentir cada vez melhor. 

Alimentação balanceada

Manter uma boa alimentação, além de evitar o excesso de peso, também proporciona que o organismo funcione melhor, com a devida absorção dos nutrientes e regulação dos tecidos e sistemas. 

Assim, com uma alimentação balanceada e saudável é possível adquirir mais energia para levar o dia e criar sensação de maior disposição.

Com isso não haverá aquele desânimo que pode ser recorrente na rotina de muitas pessoas, principalmente quando o desânimo é relacionado à ausência de vitaminas.

Além disso, a alimentação saudável contribui para uma boa saúde emocional e funcionamento do corpo, nutrindo-o.

LEIA TAMBÉM: RECEITA DE HAMBÚRGUER FIT DE FRANGO COM AVEIA

Já para a cavidade bucal, o ditado sobre sermos o que comemos se mostra ainda mais verdadeiro, isso porque a alimentação afeta diretamente a saúde da boca e dentes.

Para se ter uma ideia, especialistas de convenio odontologico instruem a não ingerir alimentos açucarados em excesso, pois seu alto consumo pode contribuir com a formação de cáries e outras doenças bucais, alimentando as bactérias e corroendo o esmalte dental.

Além disso, os alimentos de alto teor de pigmentação – café, beterraba, vinho, suco de uva, etc –  também podem fazer mal à dentição caso sejam consumidos com muita frequência.

Isso porque a pigmentação pode se fixar e manchar a arcada dentária com o tempo também podem escurecer a estrutura. 

Assim, de modo a recuperar a estrutura e a autoestima que pode ser afetada pelo amarelamento, é possível recorrer aos tratamentos odontológicos de plano odontologico e clínicas particulares de confiança, sempre buscando profissionais especializados.

Atividade física

A prática de atividade física mantém o corpo em forma, libera endorfina e causa a sensação de prazer, por isso, faz bem à saúde do corpo e da mente. 

Os especialistas do ramo recomendam que todos pratiquem atividade física pelo menos três vezes por semana por no mínimo 30 minutos, sendo que o ideal é ampliar a prática, adquirindo bom condicionamento físico e trabalhando o cérebro.

Deste modo, com o tempo, estima-se que a pessoa busque realizar alguma prática por cinco dias na semana e com uma hora de duração. 

Apesar disso, para aqueles que apresentam vida mais sedentária podem aumentar aos poucos a prática, iniciando com períodos menores que o recomendado, mas com constância de modo a mudar os hábitos para melhorar a saúde e, até mesmo, a aparência.


suplementos-integral-medica

Precisando de suplementos para otimizar seus resultados?

Com mais de 30 anos de história, a Integralmédica foi a pioneira em suplementação esportiva no Brasil e, desde o primeiro momento, imprimiu uma marca de inovação e excelência em produção e pesquisa. Seus produtos de qualidade premium carregam, além da mais alta tecnologia, o DNA de uma empresa altamente comprometida com desempenho, saúde e bem-estar.

Conheça os suplementos alimentares da Integralmédica e descubra o que a nº 1 em sports nutrition do Brasil pode fazer por você!


LEIA TAMBÉM: A IMPORTÂNCIA DE FAZER EXERCÍCIOS DURANTE O ISOLAMENTO

Beber água

Beber água contribui para o perfeito funcionamento do organismo no corpo, além de acelerar o metabolismo, o que pode ajudar muito no processo de emagrecimento, melhora dos sistemas corporais e hidratação dos tecidos.

Inclusive, a água é um elemento recomendado por diversos profissionais de saúde, indo dos especialistas que atuam em plano dental para MEI para atendimento geral, até aqueles especializados em tratamentos, como vasculares, cirurgiões (dentistas ou não), dermatologistas, dentre outros.

Isso porque a água regula e nutre o corpo de forma integral. Ou seja, pode-se dizer que a água (e consequente hidratação) é sinal de saúde.

Portanto, os especialistas recomendam que sejam ingeridos em média dois litros de água por dia, o que pode variar conforme peso e idade do paciente.

Além disso, o consumo do líquido também estimulará o bom funcionamento dos rins, evitando infecção renal ou mesmo que haja pedras, que causa muita dor e desconforto, além de correr o risco de ter de se deparar com uma intervenção cirúrgica. 

Como várias outras recomendações já colocadas no artigo, beber água também contribui para a saúde bucal. 

Por esse motivo, os especialistas que atuam em plano odontologico empresarial também recomendam sua ingestão.

Na prática, esse elemento limpa os resíduos alimentares presos nos dentes e na boca como um todo, também estimulando a produção de saliva que regula a mucosa.

Praticar algum lazer em companhia

Não só de trabalho e estudo as pessoas vivem, por isso, é preciso valorizar o tempo de lazer para passar com a família, companheiros ou com os amigos. 

Para quem é pai ou mãe, esse momento também é muito valioso para estar com os filhos.

Além disso, pode-se aproveitar essas oportunidades até para criar novos hábitos junto das crianças, principalmente os saudáveis.

Exemplo disso é criar o hábito de escovar os dentes e cuidar da saúde bucal em conjunto, criando a oportunidade de interação e diversão em família, associando a higienização à boas lembranças e estimulando essa rotina.

Assim, todos se divertem e passam um tempo juntos, mesmo em meio a uma rotina corrida, enquanto cuidam do próprio bem-estar. 

É preciso incentivar os pequenos a cuidarem dos dentes desde cedo e ser exemplo, também levando-os a consultar com um odontopediatra, para que o bem-estar e qualidade de vida sejam mantidos a longo prazo, visto a importância da cavidade.

Para isso, os pais podem utilizar a abrangência do plano odonto empresarial para que sua família possa usufruir do serviço odontológico como dependente, assim, promovendo atendimento regular e de qualidade de forma mais ágil e acessível.

Ao conciliar os hábitos diários e práticas de relaxamento em conjunto e de forma individual, além do acompanhamento com os profissionais de saúde de forma regular, é possível manter a saúde em dia e ter mais bem-estar ao longo da vida.

LEIA TAMBÉM: COMO LIBERAR ENDORFINA E QUAL SUA FUNÇÃO?


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Compartilhar no:
Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*