Beta Alanina – Como tomar? Efeitos e Dicas!
A beta alanina é um aminoácido não essencial, que associada a outro aminoácido, L-histidina, promove a formação de um importante dipeptídeo denominado carnosina. A carnosina está presente naturalmente no tecido muscular e é um dos principais responsáveis pelo tamponamento ácido-básico nesse tecido, seu principal efeito físico é a redução da fadiga muscular.
Quando exercitamos nosso músculo, os estoques de glicogênio são reduzidos e a glicose é oxidada para fornecer energia direta para o músculo trabalhar. Um dos produtos dessa reação é o ácido lático, que leva a uma redução no pH muscular o que contribui para a fadiga muscular, reduz a performance e em casos mais extremos impossibilita a continuação do exercício.
Qual é a importância da estabilização do pH muscular?
Os músculos funcionam melhor quando estão no nível adequado de pH. Conforme os músculos são submetidos a trabalho através de exercícios físicos, o níveis de pH muscular ficam abaixo do ideal, o que faz com que haja uma queda do rendimento muscular, e o atleta começa a perder força. A carnosina então age ajudando a evitar que o pH muscular tenha essa queda, prologando o período de tempo que o músculo pode fucionar no seu rendimento máximo.
Segundo a International Society of Sports Nutrition, a suplementação diária com 3 a 6 mg de beta-alanina tem se demonstrado efetiva no aumento de carnosina no músculo, retardando a fadiga e aumentando o volume muscular. Outro estudo citado nessa revisão mostrou que a suplementação com beta-alanina foi efetiva no aumento do número de repetições executadas com a mesma carga no mesmo exercício.
Creatina e Beta-Alanina
É comum a comparação entre os efeitos da creatina com os da beta alanina, pois os efeitos do aumento dos níveis de carnosina são: aumento da força e resistência muscular, aumento da resistência aeróbica e anaeróbica dos músculos, e diminuição do tempo necessário para recuperação muscular, efeitos que são também observados com a suplementação de creatina. Isso não quer dizer que você deva pensar em substituir a creatina pela beta alanina, pelo contrário, muitos atletas relatam um desempenho muito melhor ao combinar a suplementação de creatina e beta alanina.
É comum sentir coceira?
Se você é um consumidor de suplementos alimentares, provavelmente já consumiu beta-alanina sem saber. Sabe aquele formigamento ou coceira que sentimos na pele após tomar algum pré treino? Pois é, isso é uma efeito da beta-alanina. Na realidade isso não é um efeito colateral e sim um efeito esperado, e tende a reduzir com o uso da substância, mas isso não é uma regra, alguma pessoas não sentem esse feito ou precisam de doses maiores para senti-lo.
Esse formigamento ou coceira representa um fenômeno denominado parestesia e ocorre devido à ligação da beta-alanina a neurônios sensoriais na pele, os quais dificilmente são ativados por outras substâncias. Tal efeito é transitório e não acarreta nenhum risco à saúde.
Como tomar beta-alanina?
A dosagem geralemente usada é de 3 a 6 gramas divididas ao longo do dia, usada também em dias sem treino. Nos dias de treino, utilizar 2 a 3 g antes do treino e 2 a 3 g após. Nos dia sem treino, tomar uma dose de 2 g para manter os níveis de carnosina elevados.
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Seja o primeiro a comentar