Dextrose ou Maltodextrina?

Compartilhar no:

Dextrose ou Maltodextrina, qual a melhor opção?

A Dextrose é um derivado da conversão enzimática do amido de milho e é considerada um carboidrato simples por possuir uma estrutura molecular de tamanho reduzido, o que facilita sua digestão e rápida absorção, acarretando em poucos minutos um aumento na taxa de glicose no sangue, por esse motivo é usada como uma das principais fontes de energia pelo corpo.
A Maltodextrina é um carboidrato complexo de absorção gradativa proveniente do amido de milho. Ela fornece energia durante a atividade física de longa duração e retarda a fadiga porque proporciona a liberação gradual de glicose para o sangue.
A Maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis de serem assimilados e utilizados pelo corpo. Estes polímeros são metabolizados de forma lenta e constante, o que pode ajudar a sustentar os níveis de energia durante atividades que necessitam de resistência (por exemplo, partida de tênis, jogo de futebol, basquete, vôlei, maratona, treinos de musculação, etc.).
O que diferencia esse 2 carboidratos é o tempo de absorção pelo organismo, enquanto a dextrose oferece uma rápida absorção, a maltodextrina proporciona uma liberação gradual.
Maltodextrina x Dextrose
O Maltodextrina é na verdade um carboidrato complexo, mas suas ligações são muito fáceis de serem quebradas, e por isso ele é absorvido rapidamente, e aumenta o nível de insulina tanto quanto a  Dextrose.
No entanto, antes que ela possa ser utilizada, ela passa pelo fígado para ter as ligações quebradas. Então, a taxa de reabastecimento de glicogênio é mais devagar que a  Dextrose, mas ele consegue abastecer por mais tempo, evitando a queda brusca do nível de insulina.
Caso você fique na dúvida em qual usar, recomendo consumir 50% de cada misturadas em um shake.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-3YVo5fPJWc&list=UUr-Cm90QW2NNN3TsodtarNw&index=37&feature=plcp

Elite Casein - Dymatize Nutrition

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Quer comprar suplementos? Clique aqui e confira os melhores preços do mercado!

Veja aqui os principais Suplementos para Emagrecimento e Ganho de Massa Muscular

Compartilhar no:
Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com