Cientistas dizem estar mais perto da cura definitiva do resfriado. Confira!
De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade Edinburgh Napier, na Escócia, o tratamento do resfriado poderia ser desenvolvido com base em peptídeos antimicrobianos, biomoléculas presentes naturalmente no sistema imunológico de seres humanos e animais.
A equipe de cientistas observou como essas substâncias aumentam a resposta natural do organismo à infecção por rinovírus – principal vírus responsável pelo resfriado comum.
Durante o estudo, os cientistas sintetizaram peptídeos antimicrobianos encontrados em porcos e ovelhas e avaliaram seu impacto em células pulmonares infectadas por rinovírus. E o resultado foi o esperado, os peptídeos atacaram o vírus com sucesso!
Os pesquisadores acreditam que este resultado pode fornecer pistas para o desenvolvimento de novos tratamentos para o resfriado à base em peptídeos encontrados na natureza. Os próximos passos serão modificar o peptídeo para torná-lo ainda mais eficaz, de forma que mate o vírus completamente.
Essa descoberta pode ajudar pacientes portadores de doenças pulmonares mais graves, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica.
Seja o primeiro a comentar