“O óleo de Cártamo é um antioxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras”
Atendendo pedidos vamos olhar mais de perto um dos novos queridinhos da moda! O Óleo de Cártamo é um antioxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade.
Existem dois tipos de Óleo de Cártamo sendo que cada um tem a sua finalidade diferente ao cozinhar. Óleo de Cártamo monoinsaturada tem um ponto de fumo elevado, o que significa que você pode usá-lo para criar pratos quentes que exigem óleo. No entanto, o Óleo de Cártamo poliinsaturado é muito mais delicado e você não deve usá-lo para cozinhar em fogo alto, mais apropriado para um molho de salada. As flores do Cártamo são por vezes utilizadas na cozinha como um substituto mais barato para o açafrão, e são, portanto, por vezes referido como “açafrão bastardo”.
Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura.
Isso acontece porque seus nutrientes aumentam em especial as taxas de um hormônio, a adiponectina, que consegue inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lipase Lipoproteica).
A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como consequência, a pessoa engorda. Portanto, os nutrientes do óleo de Cártamo, tem a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.
Utilização na medicina
Tradicionalmente, a cultura foi cultivada por suas sementes, e utilizados para coloração e aromatização alimentos, de medicamentos, e que torna vermelho (carthamin) e corantes amarelo, especialmente antes de mais barato anilina corantes tornou disponível. Durante os últimos cinquenta anos ou mais, a planta foi cultivada principalmente para os óleos vegetais extraídos de suas sementes. Em Abril de 2007, foi comunicado que geneticamente modificados cártamo, foi criado para criar insulina.
A empresa farmacêutica está usando cártamo plantas transgênicas para produzir a insulina humana, uma vez que a demanda mundial desse hormônio vem crescendo. A Cártamo-derivada insulina humana está actualmente no PI / II ensaios sobre cobaias humanas.
Mas nem tudo são flores. O óleo de cártamo também possui alguns efeitos colaterais. Observem:
– Aumento da glicose e insulina de jejum;
– Aumento da resistência à insulina;
– Elevação da peroxidação lipídica;
– Redução da HDL – colesterol em indivíduos com síndrome metabólica (dislipidemia, hipertensão) tratados com o isômero 10-trans, 12-cis.
Por isso, antes mesmo de utilizar tal produto, é fundamental que você procure um MÉDICO e converse sobre a possibilidade de você o utilizar e um NUTRICIONISTA para equacionar seu uso dentro de sua alimentação!
MAS O QUE FOI EXPOSTO, SUBSTITUI A NECESSIDADE DO TREINO + DIETA + DESCANSO?? CLARO QUE NÃO! A disciplina + perseverança nos objetivos é e sempre será determinantes para o seu sucesso em alcançar a tão sonhada – BOA FORMA!
Bons treinos e até a próxima!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.
Suplemento nenhum faz milagre, não adianta de nada a pessoa ser sedentária e não praticar exercícios algum, estará literalmente queimando dinheiro, e creio que ninguém seja louco ao ponto de jogar $ fora! O corpo da trabalho para cuidar, então galera, foco!