Comer ou jogar fora a gema do ovo?

Comer ou jogar fora a gema do ovo

A gema do ovo não aumenta as taxas de colesterol!

Até pouco tempo atrás a maioria das pessoas acreditava que o consumo da gema do ovo estava diretamente relacionado com o aumento do colesterol (nós mesmos já publicamos um artigo a respeito aqui no blog), mas após alguns estudos recentes ficou comprovado que O OVO NÃO AUMENTA AS TAXAS DE COLESTEROL!

Em um estudo finalizado recentemente feito pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, ficou claro que o consumo regular de ovos inteiros não aumenta a incidência de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. Este estudo durou aproximadamente duas décadas e contou com a participação de quase 10.000 pessoas com idades que variam dos 25 aos 74 anos.

Uma das descobertas chave desta pesquisa foi que somente uma pequena parcela do colesterol sangüíneo provém da alimentação, ou seja, a maior parte do colesterol é produzido pelo próprio organismo. Portanto, aumentar a ingestão de colesterol não proporciona necessariamente sua elevação!

O Valor Nutricional do Ovo!

A casca do ovo é rica em cálcio, mas ainda existe polêmica sobre sua utilização na dieta, pois pouco se sabe sobre quanto o corpo consegue de fato absorver do mineral oriundo da casca. Além disso, ainda existe o risco de contaminação, já que a casca fica exposta e seria a “parte suja do ovo”.

Banner Oficial Farma

É na gema que temos o colesterol, mas também é nela que se encontra a imensa maioria dos nutrientes, como as vitaminas A, B2, B5, B6, B12, D, E e K, além de selênio, magnésio, ferro, zinco, carboidratos, gorduras e PROTEÍNAS! Por longo tempo foi eliminada da alimentação, mas agora sabemos que sem ela os benefícios do ovo são reduzidíssimos.

A clara do ovo é uma grande fonte de proteína. Mas, ao contrário do que muitos pensam, tem PROPORCIONALMENTE até menos proteína do que a gema! Ficou surpreso?

Então amigos, a partir de hoje nada de jogar a gema do ovo fora, a não ser em alguns casos onde é preciso ter uma dieta restrita visando objetivos físicos que exigem o corte total de gorduras e carboidratos!

Espero que este artigo tenha esclarecido todas as dúvidas sobre o consumo ou não da gema do ovo. Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário que responderemos assim que possível! 

Bom treino a todos e até a próxima!

banner hydroxycut loja suplementos alimentares

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos