Carboidratos Simples e Complexos – Principais diferenças e exemplos de alimentos.
Em qualquer dieta é fundamental ingerir uma quantidade específica de carboidratos, isso porque eles são a nossa principal fonte de energia, mas, quando consumidos em excesso, o nosso corpo os transforma em “energia estocada” (gorduras).
Neste artigo vamos falar sobre as principais diferenças entre carboidratos simples e complexos, além de citar exemplos de alimentos para cada categoria.
Carboidratos simples
São rapidamente digeridos e convertidos em energia para o corpo. Ideais para serem consumidos imediatamente e/ou durante o treinamento. Podem ser classificados como monossacarídeos (glicose, galactose e frutose) ou dissacarídeos (maltose, sacarose e lactose). O consumo de carboidrato simples produz um aumento súbito da taxa de glicose no sangue (glicemia). Altos níveis glicêmicos no sangue estão relacionados à hiperglicemia, que é frequentemente associada a diabetes tipo 2. Portanto, o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples deverá ser moderado.
Exemplos de alimentos ricos em carboidratos simples
Frutas (principalmente as mais maduras), leite e derivados, doces em geral, biscoitos recheados, refrigerantes, mel, etc. Geralmente se caracterizam pelo sabor adocicado.
Carboidratos complexos
São digeridos e convertidos em energia lentamente. Ideais para serem consumidos em dietas, pois mantém a saciedade por mais tempo. São classificados como polissacarídeos. Apesar de serem mais “leves” seu consumo também deve ser moderado. Outra informação importante sobre os carboidratos complexos é que eles possuem baixos teores calóricos e também são ricos em fibras.
Exemplos de alimentos ricos em carboidratos complexos
Aveia, cereais, pão integral, legumes, feijão, batata, milho, vegetais, massas integrais, arroz integral, grãos, mandioca, etc. Em geral são mais ricos em vitaminas do complexo B, ferro, fibras e minerais
Resumindo a diferença entre carboidratos simples e complexos: Os complexos possuem uma estrutura química maior, mais complexa, como os polissacarídeos. Já os simples são feitos de apenas uma ou duas moléculas de açúcar. É essa diferença molecular é o que define o tempo de absorção do carboidrato. OU SEJA, ESCOLHA SEMPRE OS CARBOIDRATOS COMPLEXOS COMO FONTE DE ENERGIA!
LEIA TAMBÉM: Dicas de lanches pré e pós treino!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Seja o primeiro a comentar