Tá pensando em comprar um suplemento proteico? Então confere aí um guia completo sobre suplementos de proteína!
A proteína é o principal nutriente para a recuperação e construção muscular. Após a prática de musculação ou qualquer outra atividade física mais intensa nossas fibras musculares são “danificadas”, e é a proteína o principal agente construtor e reparador dessas fibras, em um processo semelhante ao da cicatrização. O ganho de massa muscular ocorre após este ciclo se repetir diversas vezes, aumentando o volume e a resistência do músculo.
Quando nosso corpo inicia o processo de recuperação muscular ele precisa ter toda proteína necessária à disposição, caso contrário ele utilizará os tecidos musculares como fonte de aminoácidos para assim gerar novas proteínas. Este processo é denominado como catabolismo muscular.
A melhor maneira para evitar o catabolismo é ter uma dieta bem elaborada, mas também podemos melhorar a oferta de proteínas através de suplementos alimentares como o Whey Protein, Albumina, Caseína ou Beef Protein.
Veja abaixo como cada um funciona e suas principais vantagens:
– Whey Protein: O whey protein pode ser encontrado na forma concentrada, isolada ou hidrolisada. O whey protein é uma proteína de rápida absorção, ideal para ser consumida no pós-treino imediato.
– Whey Concentrado: Neste caso a proteína concentrada passa apenas por um processo de filtragem, deixando o produto final com uma porcentagem maior de gorduras, carboidratos e lactose. Entre os 3 tipos whey é o que tem o menor custo e a absorção mais lenta. Não é indicado para quem tem o emagrecimento como objetivo devido as suas altas quantidades de carboidratos e gorduras.
– Whey Isolado: É considerado o whey protein com o melhor custo x benefício. Possui pouquíssima quantidade de gorduras e carboidratos por dose e um alto grau de absorção e aproveitamento pelo corpo. O whey protein isolado é indicado tanto para quem visa a hipertrofia ou o emagrecimento.
– Whey Hidrolisado: É o whey protein mais caro e de maior qualidade! Possui altíssimo grau de absorção, pois é processado de maneira que as proteínas são quebradas em menores segmentos, os peptídeos, para acelerar e facilitar ainda mais a absorção do organismo. Não é recomendado para iniciantes devido ao alto investimento.
– Albumina: É a proteína proveniente do ovo e possui um alto valor biológico. Possui baixo custo de mercado e lenta absorção. Seu uso é indicado no pré-treino e antes de dormir. A principal desvantagem dos suplementos de albumina é a alta concentração de sódio.
– Caseína: É uma proteína de lenta absorção e por isso consegue manter os aminoácidos circulando pelo corpo por longos períodos. A caseína é reconhecida por possuir alto teor de aminoácidos, pelo seu efeito anabólico e anti-catabólico. Os melhores horários para consumi-la são: entre refeições, antes do treino e antes de dormir.
– Beef Protein: É produzida a partir da carne vermelha. Possui alta concentração de aminoácidos e é isenta de gorduras, colesterol e lactose. No quesito velocidade de absorção, o Beef Protein perde para o Whey Protein. Seu consumo é indicado logo pela manhã como desjejum ou imediatamente após o treino.
O valor biológico da proteína
O Valor Biológico é outro assunto importante quando falamos de proteína. Ele é basicamente uma escala que mede a eficiência pela qual seu corpo utiliza uma determinada fonte de proteína. Quanto maior for o valor biológico (VB), melhor será a assimilação destas proteínas. No início desses estudos o ovo obteve a melhor porcentagem de utilização pelo nosso organismo. Por isso o ovo ganhou o valor de graduação ‘100’ como valor biológico na época. Hoje em dia a indústria dos suplementos conseguiu desenvolver fontes de proteínas mais bem aproveitadas que o ovo, por isso alguns suplementos tem graduação maior que 100 conforme apresentado na tabela acima.
E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário e vamos ampliar o debate!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Seja o primeiro a comentar