A periodização do treinamento é algo indispensável, seja na musculação ou em qualquer outro esporte.
Você treina, se dedica, faz tudo que está ao seu alcance e depois de um bom tempo não vê aquela mudança tão esperada. Um pouco de músculo aqui, uma diminuição da gordura ali, mas ainda é pouco perto do que esperava diante de tanto esforço. Não basta apenas suar a camisa, um bom planejamento é fundamental para se alcançar o tal sonhado objetivo, seja na musculação ou em qualquer outro esporte.
Com a evolução do ser humano, nosso corpo foi se projetando para se adaptar as diferentes condições proporcionadas pelo seu meio. Nosso corpo simplesmente se acostuma com aquele estímulo e num sistema de equilíbrio se adapta fisiologicamente.
Quando iniciamos qualquer treinamento a tendência do corpo é responder aquele estímulo com alta intensidade. Afinal, estamos colocando nosso corpo numa situação totalmente nova para ele. Com o tempo essa resposta vai diminuindo e precisamos usar estratégias para conseguir sempre um melhor rendimento.
A periodização consiste em dividir o treinamento em períodos pré-estabelecidos ou ciclos periódicos, como o próprio nome já diz. A intenção da periodização dentro dos esportes é justamente impedir que o corpo se adapte ao mesmo estímulo, sempre promovendo maiores ganhos, evitando lesões e o excesso de treinamento, conhecido como “overtraining”. Essa periodização também envolve a dieta, e da mesma forma que o treino pode não mais surtir o efeito desejado, necessitando ser avaliada e periodizada.
Muitos pensam que apenas pedir para o professor mudar a série e fazer uma nova “fichinha” seria uma forma de periodizar. Em parte não estão errados, visto que de qualquer forma isso será uma mudança, mas usando as mesmas técnicas, o mesmo número de séries e mesmo volume será apenas uma mudança na divisão do treino, e não a periodização propriamente dita.
A periodização consiste em manipular a intensidade do treinamento, o volume, a frequência, as séries, as repetições e os períodos de descanso. Tudo isso planejado em ciclos, que podem ser grandes ou pequenos, dependendo da individualidade e objetivo de cada um.
Por se tratar de um programa complexo e elaborado, deve ser planejado por um profissional qualificado. Isso evitará lesões, a adaptação e promoverá o máximo de performance do corpo como um todo.
E como disse Albert Einstein, “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”. Resultados diferentes são fruto de ações diferentes.
Bom treino a todos!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.
Seja o primeiro a comentar