Aparelhos ou peso livre? O que é melhor?
Podemos atingir diversos objetivos com a musculação, tais como, ganho de força, resistência, flexibilidade, coordenação, estética, postura, recuperar lesões, melhorar nossa performance e principalmente manter nossa saúde em dia, assim estaremos preparados para as atividades do dia a dia. Existem duas formas para realizar tais exercícios, uma é com os aparelhos e a outra com pesos livres.
Podemos trabalhar essas duas ferramentas tanto para um aluno iniciante quanto um aluno já em nível avançado, isso vai depender das restrições e do nível técnico de cada um, ou fase de treinamento em que eles se encontram.
Os aparelhos fazem parte de uma progressão pedagógica, facilitando o movimento por ser guiado, desta forma, oferece mais segurança e conforto e podem ser usados em alunos iniciantes, na recuperação de lesões, em idosos, obesos e em treinos com sobrecargas elevadas. Porém dependendo da estatura do aluno, as medidas do aparelho podem não ser adequadas.
Os exercícios com pesos livres são mais parecidos com as nossas atividades do dia a dia, onde o corpo trabalha sem apoio, em vários planos e amplitudes diferentes, otimizando o equilíbrio, propiocepção e melhor consciência corporal, podendo ser realizado por alunos iniciantes, idosos e obesos, porém com a supervisão de um profissional.
Referente a segurança dos exercícios, os riscos de lesões estão relacionados a má execução, a sobrecargas elevadas, excesso de treinamento e a má orientação, portanto tanto os aparelhos quanto os pesos livres estão sujeitos a lesões. Se colocarmos numa “balança”, não existe nem melhor ou pior, e os resultados vão depender dos fatores já citados acima, pois ambos possuem benefícios que se equilibram.
Exemplos de exercícios paralelos:
Aparelhos x Peso Livre
PeckDeck (Voador) Crucifixo
Leg Press Agachamento
Lat Pull Down (Puxada) Barra Fixa
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Quer comprar suplementos? Clique aqui e confira os melhores preços do mercado!
Veja aqui os principais Suplementos para Emagrecimento e Ganho de Massa Muscular