Aparelhos x Peso Livre

Aparelhos ou peso livre? O que é melhor?

Podemos atingir diversos objetivos com a musculação, tais como, ganho de força, resistência, flexibilidade, coordenação, estética, postura, recuperar lesões, melhorar nossa performance e principalmente manter nossa saúde em dia, assim estaremos preparados para as atividades do dia a dia. Existem duas formas para realizar tais exercícios, uma é com os aparelhos e a outra com pesos livres.
Podemos trabalhar essas duas ferramentas tanto para um aluno iniciante quanto um aluno já em nível avançado, isso vai depender das restrições e do nível técnico de cada um, ou fase de treinamento em que eles se encontram.
Os aparelhos fazem parte de uma progressão pedagógica, facilitando o movimento por ser guiado, desta forma, oferece mais segurança e conforto e podem ser usados em alunos iniciantes, na recuperação de lesões, em idosos, obesos e em treinos com sobrecargas elevadas. Porém dependendo da estatura do aluno, as medidas do aparelho podem não ser adequadas.


suplementos-integral-medica

Precisando de suplementos para otimizar seus resultados?

Com mais de 30 anos de história, a Integralmédica foi a pioneira em suplementação esportiva no Brasil e, desde o primeiro momento, imprimiu uma marca de inovação e excelência em produção e pesquisa. Seus produtos de qualidade premium carregam, além da mais alta tecnologia, o DNA de uma empresa altamente comprometida com desempenho, saúde e bem-estar.

Conheça os suplementos alimentares da Integralmédica e descubra o que a nº 1 em sports nutrition do Brasil pode fazer por você!


Os exercícios com pesos livres são mais parecidos com as nossas atividades do dia a dia, onde o corpo trabalha sem apoio, em vários planos e amplitudes diferentes, otimizando o equilíbrio, propiocepção e melhor consciência corporal, podendo ser realizado por alunos iniciantes, idosos e obesos, porém com a supervisão de um profissional.
Referente a segurança dos exercícios, os riscos de lesões estão relacionados a má execução, a sobrecargas elevadas, excesso de treinamento e a má orientação, portanto tanto os aparelhos quanto os pesos livres estão sujeitos a lesões. Se colocarmos numa “balança”, não existe nem melhor ou pior, e os resultados vão depender dos fatores já citados acima, pois ambos possuem benefícios que se equilibram.

Exemplos de exercícios paralelos:

     Aparelhos                    x                   Peso Livre
PeckDeck (Voador)                                   Crucifixo
      Leg Press                                        Agachamento
Lat Pull Down (Puxada)                            Barra Fixa

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Quer comprar suplementos? Clique aqui e confira os melhores preços do mercado!

Veja aqui os principais Suplementos para Emagrecimento e Ganho de Massa Muscular

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com