O que é arginina?

Arginina

A suplementação com Arginina reduz a fadiga muscular.

A arginina é um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, em condições normais, o organismo consegue sintetizá-la, porém, em determinadas situações, como períodos de rápido crescimento celular, é necessário adquiri-la por meio da dieta e/ou suplementação. Este aminoácido é comumente utilizado pelos atletas com intuito de encurtar o período de recuperação entre os treinos, aumentar a força e o desempenho durante a atividade física.

A arginina pode ser encontrada em alimentos genericamente ricos em proteínas, como a carne, peixe, leite e derivados.

A administração oral de arginina tem sido relacionada com a melhora do desempenho físico por provável diminuição da fadiga muscular. Esse efeito seria associado à vasodilatação promovida pelo óxido nítrico, resultando no aumento da perfusão muscular, e pela diminuição do consumo de glicose pelos músculos esqueléticos em atividade.

GIF 300x250 - Suplementos

O óxido nítrico (NO) é um gás (molecular) que consiste na ligação co-valente entre um átomo de nitrogênio e um átomo de oxigênio. A sua produção no organismo humano ocorre quando o aminoácido L-arginina é convertido em L-citrulina numa reação catalisada pela enzima óxido nítrico sintetase (NOS). Como a administração prolongada de arginina aumenta a produção de óxido nítrico, sua suplementação tem sido relacionada à melhora da função contráctil do músculo esquelético. Estudos realizados demonstraram melhora da resistência à fadiga em indivíduos submetidos a suplementação oral de arginina (3 g por dia) durante 15 dias.

Por outro lado, a suplementação de arginina pode também estar associada à melhora da força contráctil através de uma maior síntese de proteínas musculares em períodos de administração mais prolongados quando realizada concomitantemente a um programa de exercícios resistidos. Pode-se considerar a hipótese de que o próprio efeito de melhora de perfusão da musculatura esquelética venha a contribuir para melhor qualidade do treinamento com pesos, tendo como resultado ao longo do tempo uma potencialização dos efeitos do treino com maior aumento de massa muscular e força contráctil.

Benefícios

● Aumenta a performance
● Reduz o risco de cãibras e fadiga
● Acelera a recuperação muscular
● Ajuda a dormir melhor
● Melhora a memória
● Mais força

Aspartato de Arginina

O aspartato de arginina é um dipéptido constituído pela união de dois aminoácidos cuja a atividade é de fundamental importância para o metabolismo celular. Intervém em todas as situações em que seja necessária, uma ação desintoxicante, um aporte dietético suplementar de aminoácidos de rápida assimilação, uma estimulação do processo metabólico-eutrófico e um melhoramento do rendimento físico e psíquico. Na dose adequada é capaz de promover o anabolismo proteico.

O aspartato de arginina é rapidamente absorvido com aumento da concentração plasmática dos dois aminoácidos. Biodisponibilidade absoluta de 0,49 para a arginina e de 0,24 para o ácido aspártico, que possuem uma cinética bio exponencial com uma semi-vida terminal de 15 minutos.

Onde comprar suplementos de arginina?

Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado. Segue abaixo algumas indicações de de lojas virtuais que possuem boa variedade de suplementos “de” ou “com” arginina.

suplementos nethoes
Netshoes
suplementos corpo perfeito
Corpo Perfeito
suplementos natue
Natue
suplementos kanui
Kanui
suplementos rircardo eletro
Ricardo Eletro
suplementos centauro
Centauro

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (4)

  1. O endócrino ao qual fui recentemente recomendou Aspartato de Arginina 500mg 2 capsulas por dia durante 60 dias para aumento de massa, já que naturalmente não tenho facilidade para aumento de pesa ou massa muscular.

    Responder
  2. tomei e me senti muito bem com uma vitamina c que contem o aspartato de arginina.

    Responder
  3. Olá. Saberia dizer qual a diferença entre o aspartato e o cálcio arginina quelato? Obrigado

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*