A suplementação com Arginina reduz a fadiga muscular.
A arginina é um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, em condições normais, o organismo consegue sintetizá-la, porém, em determinadas situações, como períodos de rápido crescimento celular, é necessário adquiri-la por meio da dieta e/ou suplementação. Este aminoácido é comumente utilizado pelos atletas com intuito de encurtar o período de recuperação entre os treinos, aumentar a força e o desempenho durante a atividade física.
A arginina pode ser encontrada em alimentos genericamente ricos em proteínas, como a carne, peixe, leite e derivados.
A administração oral de arginina tem sido relacionada com a melhora do desempenho físico por provável diminuição da fadiga muscular. Esse efeito seria associado à vasodilatação promovida pelo óxido nítrico, resultando no aumento da perfusão muscular, e pela diminuição do consumo de glicose pelos músculos esqueléticos em atividade.
O óxido nítrico (NO) é um gás (molecular) que consiste na ligação co-valente entre um átomo de nitrogênio e um átomo de oxigênio. A sua produção no organismo humano ocorre quando o aminoácido L-arginina é convertido em L-citrulina numa reação catalisada pela enzima óxido nítrico sintetase (NOS). Como a administração prolongada de arginina aumenta a produção de óxido nítrico, sua suplementação tem sido relacionada à melhora da função contráctil do músculo esquelético. Estudos realizados demonstraram melhora da resistência à fadiga em indivíduos submetidos a suplementação oral de arginina (3 g por dia) durante 15 dias.
Por outro lado, a suplementação de arginina pode também estar associada à melhora da força contráctil através de uma maior síntese de proteínas musculares em períodos de administração mais prolongados quando realizada concomitantemente a um programa de exercícios resistidos. Pode-se considerar a hipótese de que o próprio efeito de melhora de perfusão da musculatura esquelética venha a contribuir para melhor qualidade do treinamento com pesos, tendo como resultado ao longo do tempo uma potencialização dos efeitos do treino com maior aumento de massa muscular e força contráctil.
Benefícios
● Aumenta a performance
● Reduz o risco de cãibras e fadiga
● Acelera a recuperação muscular
● Ajuda a dormir melhor
● Melhora a memória
● Mais força
Aspartato de Arginina
O aspartato de arginina é um dipéptido constituído pela união de dois aminoácidos cuja a atividade é de fundamental importância para o metabolismo celular. Intervém em todas as situações em que seja necessária, uma ação desintoxicante, um aporte dietético suplementar de aminoácidos de rápida assimilação, uma estimulação do processo metabólico-eutrófico e um melhoramento do rendimento físico e psíquico. Na dose adequada é capaz de promover o anabolismo proteico.
O aspartato de arginina é rapidamente absorvido com aumento da concentração plasmática dos dois aminoácidos. Biodisponibilidade absoluta de 0,49 para a arginina e de 0,24 para o ácido aspártico, que possuem uma cinética bio exponencial com uma semi-vida terminal de 15 minutos.
Onde comprar suplementos de arginina?
Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado. Segue abaixo algumas indicações de de lojas virtuais que possuem boa variedade de suplementos “de” ou “com” arginina.
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
O endócrino ao qual fui recentemente recomendou Aspartato de Arginina 500mg 2 capsulas por dia durante 60 dias para aumento de massa, já que naturalmente não tenho facilidade para aumento de pesa ou massa muscular.
tomei e me senti muito bem com uma vitamina c que contem o aspartato de arginina.
Olá. Saberia dizer qual a diferença entre o aspartato e o cálcio arginina quelato? Obrigado
Boa pergunta. No momento não sei te responder, mas isso seria um ótimo assunto para um artigo.