Bunda ou glúteos? Eis a questão!

Compartilhar no:

Bunda ou glúteos, Eis a questão! Gracyane Barbosa
(Foto: Instagram @graoficial/Gracyanne Barbosa)

Como ter uma “bunda perfeita”? Em primeiro lugar preocupe-se com a gordura localizada!

O foco primário de nosso artigo de hoje é a GORDURA LOCALIZADA terror de 11 a cada 10 mulheres. Todos os dias recebo as mesmas dúvidas. “Prof. Eder, eu emagreço, emagreço e ainda vejo uma gordurinha nos meus culotes (bem com em braços ou costas, ou abdômen ou qualquer outra parte mais resistente) que não saem de jeito nenhum, o que eu faço?” Ai ai ai… Que dureza, né? Pior que não!

Meninas vocês não podem se esquecer de que por culpa de seus hormônios femininos deverão permanecer numa batalha eterna contra a tendência natural em acumular gordura na região glútea e por vezes formando o TERRÍVEL CULOTE! O pior dos cenários é que esse acúmulo de gordura no tecido subcutâneo acaba por estreitar os vasos capilares (que já são de pequeno calibre) e muitas vezes até mesmo os fechando por completo. Apesar do EXERCÍCIO LOCALIZADO INTENSO NÃO QUEIMAR A GORDURA LOCALIZADA, este tem a capacidade de aumentar a circulação sanguínea local, abrindo os milhões de vasos capilares ali inertes. Uma vez recuperada a circulação local, cria-se a POSSIBILIDADE de mobilização desse depósito de gordura, por permitir que as enzimas mobilizadoras lá consigam chegar. Meninas, eu disse possibilidade porque para se queimar gordura a regra é clara, PRECISO GASTAR MAIS DO QUE ESTOU COMENDO!

Não consigo entender como vocês vão uma vez ao nutricionista e não dão sequência a um trabalho que deverá ser feito PELO RESTO DOS SEUS DIAS, caso realmente deseje se manter em forma. A cada novo programa específico precisa-se também de uma alimentação específica que dê suporte ao que se pretende atingir com tal programa ou NADA FEITO!

Outro fator de suma importância e que parece ser sempre NÃO ENTENDIDO pela maioria é que TODO TREINAMENTO DEVE SER ESPECÍFICO! Não adianta tentar reduzir ao máximo a gordura e tentar ganhar grandes quantidades de massa muscular ao mesmo tempo. ISSO É FISIOLOGICAMENTE IMPOSSÍVEL e acaba tudo ficando “meia-boca” e desestimulando qualquer SANTA! Um conselho, o primeiro objetivo sempre será reduzir a gordura ao máximo até zerar todo excesso localizado. Mas Prof. Eder, de quanto você está falando? Meninas, vocês deverão baixar a gordura até o ponto que nenhum furinho de celulite ou culotinho esteja mais aparente. E o quanto será isso? Dependerá de cada organismo! Nós homens temos como mínimo a nossa chamada “gordura essencial” que monta algo em torno de 3%. Porém, vocês as meninas, além dessa gordura essencial ainda possuem a chamada “gordura específica do sexo” responsável por dar a vocês um LINDO CORPO FEMININO de forma arredondadas, isso acrescentando mais 9% a gordura total de vocês. Assim sendo, em alguns casos conseguimos observar quando uma mulher chega em torno dos 12% (3% de gordura essencial + 9% de específica do sexo) estas já não apresentam mais nada “sobrando”, já em outros casos, algumas precisarão MOMENTANEAMENTE REDUZIR ATÉ A GORDURA ESPECÍFICA para que consiga eliminar os excessos localizados. Claro que quando isso acontece, estas entram em AMENORRÉIA (interrupção do ciclo menstrual). Por isso eu disse momentaneamente, pois assim que eliminado o excesso que ainda existia deverão permitir a gordura elevar de volta APENAS E MANTER AO NÍVEL que seus hormônios femininos atuem normalmente. Um detalhe crítico; ao reduzir a níveis tão baixos a gordura corporal, não se assustem por ficarem com o rosto “chupado” ou as pernas finas ou o colo “ossudo” ou sem bunda, como reclamam pra mim. NÃO SE ESQUEÇAM QUE VOCÊS ESTARÃO EM PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO FÍSICA E AS VEZES NÃO DÁ PARA ESCAPAR DISSO! Mas volto a repetir, assim que aquela maldita gordurinha localizada sumir é hora de voltar e manter a gordura corporal em níveis normais. Uma vez eliminada a gordura localizada, estará na hora de começar a TREINAR PARA A MÁXIMA HIPERTROFIA, agregando músculos ONDE INTERESSA para a construção de seu novo corpo.

Quantas e quantas vezes já falei sobre a importância de se obter o maior consumo calórico possível por sessão de treino? E QUANTO MAIS CALORIAS VOCÊS GASTAREM MENOS TERÃO QUE MEXER NA QUANTIDADE DE CALORIAS DA ALIMENTAÇÃO E O FOCO SERÁ PRINCIPALMENTE NA QUALIDADE E HORÁRIOS DAS REFEIÇÕES! Vocês não se transformarão em monstros de músculos por treinarem forte nunca! SEUS HORMÔNIOS NÃO PERMITIRÃO!

Consigo ver muitas perguntarem agora… Prof. Eder, mas os métodos de estética corporal de nada adiantam? SIM, MAS JAMAIS FARÃO NADA SOZINHOS. Serão apenas coadjuvantes dando uma forcinha para talvez acelerar o processo de abertura dos vasos capilares inertes. Mas não se enganem ou se precipitem, pois estes são MUITO MAIS CAROS! Invistam em VOCÊS primeiro, deixem a preguiça e todas as outras desculpas de lado e procurem por uma boa academia ou contratem um bom treinador e mantenha sempre ao seu lado um bom nutricionista esportivo e deixem os métodos de estética para os retoques finais apenas! Assim não gastarão seu rico dinheirinho à toa!

Resumo da ópera:
Mantenham o foco na disciplina, tenham paciência, treinem forte, cuidem da alimentação e o que tanto desejam acontecerá mais cedo que imaginam!

Bons treinos e até a próxima!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.

Compartilhar no:
Sobre o autor

Eder Lima

Preparador Físico Particular e Consultor Técnico de Atletas de Alto Rendimento em Diversas Modalidades Esportivas; Consultor para montagem, organização e normatização técnico administrativa para academias; Consultor em Coaching Corporativo; Ex-docente em cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas cadeiras de: Biomecânica, Cinesiologia, Musculação e Neurofisiologia. Pós-graduado em PREPARAÇÃO FÍSICA e MUSCULAÇÃO, UGF. 1994 portador do CREF. G/MG 01232.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*