Como os suplementos de cafeína podem me ajudar a emagrecer e que efeitos esperar?
No meio esportivo, é comum ver pessoas que fazem uso da cafeína com o intuito de emagrecer ou melhorar a definição muscular, mas será que ela realmente pode proporcionar uma queima mais rápida de gorduras? Será que ela pode potencializar a energia para os treinos? Vamos realmente saber o que é verdade a respeito dos benefícios da cafeína como suplemento alimentar.
O que é cafeína?
A cafeína é um composto químico classificado como alcalóide (substância de caráter básico derivado de plantas que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono) do grupo das xantinas (substância orgânica, azotada, existente no músculo, na urina, em vários órgãos e em algumas plantas). É um importante estimulante do sistema nervoso central. Pode ser encontrada com facilidade em chás, café, chocolate, guaraná e refrigerantes.
Para que serve?
A cafeína vai reduzir a percepção de esforço e melhorar a performance do atleta. Seu efeito lipotrófico (emagrecedor) pode estar associado à liberação do hormônio catabólico adrenalina. Pode ser utilizada (de forma controlada) por atletas que precisam de mais energia e resistência em seus treinos.
Entre os mecanismos que podem explicar a melhora da performance estão:
● Efeito poupador das reservas de glicogênio (combustível energético limitante em exercícios de endurance) durante a atividade física, provavelmente por elevar as taxas de ácidos graxos livres no sangue.
● Estímulo do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, estimulando a circulação sanguínea e o funcionamento cardíaco.
● Estímulo da contração muscular, melhorando o desempenho em exercícios de alta intensidade e curta duração.
Podemos concluir que a cafeína leva a uma melhora no desempenho esportivo e seu consumo pode contribuir para o emagrecimento quando aliado à prática de exercícios físicos regulares, através dos mecanismos estimuladores de lipólise promovidos pela cafeína, e o aumento da oxidação de gorduras promovido pelo exercício, contudo, o nível de aptidão física e demais variáveis do treinamento não podem ser deixados de lado ao avaliar sua eficiência.
Teores aproximados de cafeína nos alimentos
1 xícara de café expresso (80 ml) = 107 mg
1 lata de refrigerante de cola (375 ml) = 49 mg
1 lata de chá (375 ml) = 90 mg
Dose recomendada
A dose apropriada para melhorar a performance é de 200-400mg por dia. Comece sempre com a menor dose para avaliar sua resistência e aumente se houver necessidade.
Suplementos de cafeína
Uma opção prática para incluir a cafeína em sua dieta é a utilização dos suplementos alimentares a base de cafeína. Fique atento a concentração do produto.
Contra-indicação
Apesar de ser mais fraca que a efedrina, ela pode gerar uma estimulação excessiva gerando uma liberação de adrenalina em quantidades perigosas, além de estimular a prática de exercício acima dos níveis seguros. A cafeína também possui um potente efeito diurético, prejudicando a hidratação em atividades prolongadas.
Parecer científico
Apesar de ter eficiência comprovada em muitos trabalhos, a cafeína pode ser bastante prejudicial a alguns indivíduos, enquanto que apresenta pouco, ou nenhum efeito àqueles que já a consomem habitualmente.
(Phillips, B. Sports supplement revew. 3ª ed. 1998)
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Estou tomando Pura Cafeína da probiótica, tomei (uma capsula e na embalagem diz para tomar duas) alguns minutos antes de treinar, fiquei sem dormir essa noite, e no dia seguinte não tive nadinha de sono, isso pode melhorar? é melhor parar? ou existe outra marca de cafeína mais fraca?
a cafeína atrapalha o efeito da creatina ?
Em doses normais não.