Overtraining

Overtraining: mais exercícios do que seu corpo é capaz!

O overtraining é um estágio atingido após uma seqüência de exercícios realizados de forma ininterrupta ou exagerada, se tornando o inimigo número 1 de quem quer aumentar a massa muscular, ou seja, overtraining é uma condição resultante de se fazer mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar. São fatores agravantes, uma dieta incorreta e a falta de descanso para que o músculo possa se recuperar.

Esse excesso de exercícios pode se dar por falta de conhecimento, mas pode também ser consequência da aplicação incorreta do princípio do overload e da falta de periodização nos treinos.

É importante saber que o overtraining impede o crescimento muscular e pode até causar a perda de músculos, portanto aprenda o básico sobre nutrição esportiva para não correr este risco.

Sintomas mais comuns do overtraining
● Cansaço anormal
● Irritabilidade
● Falta de vontade de malhar
● Perda de apetite
● Perda de força
● Contusões e resfriados freqüentes
● Dores de cabeça
● Sede anormal
● Insônia
● Tremor nas mãos
● Depressão
● Ansiedade


Se você vem malhando bastante e tem sentido alguns destes sintomas listados acima é recomendado que você pare de treinar durante 1 ou 2 semanas e procure ingerir alimentos de alto valor nutritivo. O uso de suplementos alimentares e multivitamínicos também é indicado.

Dieta de 17 dias

Venha conhecer todo planejamento do programa "Dieta de 17 dias"!

A Dieta de 17 Dias, é um e-book completo para você aprender do ZERO a como emagrecer de forma saudável, rápida e eficaz em um ciclo de 17 dias!

E aí, você topa o desafio de emagrecer de verdade em menos de 3 semanas?


Suplementos que podem auxiliar na recuperação ou evitar o overtraining
Whey Protein
Bcaa
Glutamina
Creatina
Albumina
Multivitamínicos

Seu corpo usará este tempo de descanso para voltar ao estado normal e permitir que você volte a ter ganhos musculares e melhore sua performance.

Para você que esta iniciando a prática de atividades físicas é importante saber que não se apresse em obter resultados imediatos, pois eles não vão aparecer por mais que você queira aumentar o ritmo de exercícios diários. Não se deixe levar pelos corpos fortes e musculosos que são vistos na televisão até porque, caso você não saiba, muitos deles são adquiridos a base de substâncias proibidas (anabolizantes) e não recomendadas para uso indiscriminado. O que se recomenda é um início em ritmo lento de exercícios e progressivamente ir aumentando este ritmo, pois assim os resultados são adquiridos muito mais facilmente.

Outras Recomendações
● Exercitar-se por, no máximo, seis vezes por semana.
● Respeitar o tempo de recuperação do corpo, ou seja, respeitar um limite de 24 horas entre um exercício e outro;
● Manter a frequência ideal de batimentos cardíacos segundo a idade, o peso e o condicionamento;
● Variar o tipo de exercício, intercalando aeróbios e anaeróbios;
● Manter a alimentação equilibrada e evitar dietas radicais. Ao tomar estas atitudes o praticante estará assegurando uma atividade muito mais prazerosa e sem riscos de excessos e possíveis lesões futuras. Caso seja necessário, faça uso de suplementos alimentares.

Quer comprar suplementos? Clique aqui e confira os melhores preços do mercado!

Veja aqui os principais Suplementos para Emagrecimento e Ganho de Massa Muscular

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (2)

  1. Se discute o termo OVERTRAINING(ou Síndrome do Supertreinamento)….esse seria um estado cronico e degenerativo da musculatura, levando assim a saido do esporte e até a morte(nunca constatado, porem provavel)Alguns autores concluiram que estados degenerativos de treino(overtraining) em ratos chegam a estresses gerais no corpo de niveis maiores do que o cancer, porem tal sindrome nunca foi constatado no ser humano, apenas em testes exaustivos e ratos que levaram cerca de 20 semanas para ser atingido(mais de uma sessão diaria de treino)
    O mais correto seria o termo OVERREACHING…..onde ai sim a falta de descanso e sessões intensas de treino leva a queda da performance, mas com alimentação e descanso certo o atleta ou pessoa pode voltar aos exercicios. Bons treinadores e preparadores fisicos usa o OVERREACHING a favor do atleta, assim apos a fase de descanso esses podem chegar a atingir performances maiores do que a que possuiam antes do Overreaching.
    SEMPRE PROCURE UM PROFISSIONAL COM FORMAÇÃO SUPERIOR PARA A REALIZAÇÃO DE SESSOES DE TREINOS, pois até os mais fortes fisiculturistas com certeza não tem esse conhecimento, e também procurem sempre um nutricionista antes de tomar suplemento, tudo que é demais sobra!
    Abraço

    Jairo

  2. Baralho os mano ja tao tudo Gigante!!! Genetica?!

Os comentários estão fechados.