O que é ribose?

O que é ribose

A Ribose é essencial para a contínua produção de ATP´s!

A ribose é uma substância usada pelo corpo para produzir o ATP — a fábrica de reposição da energia muscular. Sem a ribose, a capacidade do corpo de produzir ATP cai em até 50%, resultando em menos energia e, consequentemente, em uma exaustão prematura.

Depois do surgimento da creatina, atletas e pesquisadores começaram a procurar uma nova geração de suplementos para o aumento de performance. Com um mecanismo de ação único, a ribose faz parte dessa nova geração de suplementos que ajudam a aumentar a energia muscular.

A suplementação com ribose pode estimular a produção de ATP imediatamente, permitindo, assim, que os músculos trabalhem de forma otimizada. Basicamente, ela ajuda a aumentar as reservas de energia para atividades anaeróbias intensas, fazendo com que os músculos tenham a energia necessária para explosões de força. Assim, a ribose parece ser especialmente importante em atividades que necessitam de força explosiva, como a musculação, as lutas, o basquete, o futebol e as corridas de velocidade.



Esportistas e bodybuilders vêem os seguintes benefícios na suplementação com ribose:
● Recuperação muscular mais rápida após exercícios intensos por meio da reposição das reservas de ATP, o que pode aumentar o volume das células;
● Repõe rapidamente as reservas de energia nas células musculares;
● Permite que os músculos aumentem sua capacidade de trabalho e mantenham os níveis de pico máximo.


suplementos-integral-medica

Precisando de suplementos para otimizar seus resultados?

Com mais de 30 anos de história, a Integralmédica foi a pioneira em suplementação esportiva no Brasil e, desde o primeiro momento, imprimiu uma marca de inovação e excelência em produção e pesquisa. Seus produtos de qualidade premium carregam, além da mais alta tecnologia, o DNA de uma empresa altamente comprometida com desempenho, saúde e bem-estar.

Conheça os suplementos alimentares da Integralmédica e descubra o que a nº 1 em sports nutrition do Brasil pode fazer por você!


As células musculares necessitam de um fornecimento constante de energia para conseguir a performance máxima durante esforços extenuantes. A ribose é considerada o ponto de largada para a produção do ATP — a molécula-chave que o corpo usa para a energia muscular. Essencialmente, sem a ribose a energia não existe.

Exercícios intensos, como a musculação, causam uma diminuição significativa dos níveis de energia nos músculos. Na verdade, pode demorar 3 dias ou mais para que esses níveis de energia voltem ao normal. Porém, estudos recentes mostram que a suplementação com ribose acelera a recuperação de energia de todos os músculos. Sem a suplementação, a reposição é mais lenta e, com menos reservas de energia, o corpo não é capaz de trabalhar com muita intensidade, entrando em fadiga mais rapidamente.

Uma vez que as reservas de energia estão em alta, os músculos têm disponível o combustível de que precisam para explosões intensas de força. Isso permite a prática de atividades físicas mais intensas e suportar pesos mais pesados, o que aumenta a força e as chances de um maior desenvolvimento muscular.

GIF 300x250 - Suplementos

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*