O que é a janela anabólica e qual sua relação com o pós treino?

A alimentação pós treino imediata é importantíssima para obter a melhor recuperação muscular possível durante a janela anabólica!

o que é a janela anabólica alimentação pós treino

Não importa se seu objetivo na musculação seja hipertrofia ou redução de gordura, um detalhe é imprescindível, a alimentação pós-treino! Não devemos esquecer que o treino da musculação (se você realmente treina) provoca micro lesões aos tecidos (muscular, articular e etc.) que necessitam ser reparados e também reduz drasticamente sua glicemia.

Durante o treino a liberação da Insulina (que também é um hormônio altamente anabólico) é inibida já que o exercício físico tem uma ação similar a essa melhorando a permeabilidade da membrana da célula muscular à passagem de nutrientes. Logo após o treino, caso forneça os nutrientes corretos e suficientes a liberação da Insulina é novamente estimulada de maneira a facilitar a absorção de nutrientes pela musculatura faminta, a qual irá sugar como uma esponja tudo que precisa para promover a reparação tecidual e energética! A este cenário chamamos de janela anabólica ou janela de oportunidade e de acordo com a literatura essa tem uma duração em torno de 60 minutos. Assim, se você é daquele(a)s que ainda vai tomar banho, trocar-se, dirigir até em casa para se alimentar é bem provável que sua janela anabólica esteja quase fechada. Então não perca tempo e faça uma refeição líquida, por ser mais prática e fácil de ser absorvida.


suplementos-integral-medica

Precisando de suplementos para otimizar seus resultados?

Com mais de 30 anos de história, a Integralmédica foi a pioneira em suplementação esportiva no Brasil e, desde o primeiro momento, imprimiu uma marca de inovação e excelência em produção e pesquisa. Seus produtos de qualidade premium carregam, além da mais alta tecnologia, o DNA de uma empresa altamente comprometida com desempenho, saúde e bem-estar.

Conheça os suplementos alimentares da Integralmédica e descubra o que a nº 1 em sports nutrition do Brasil pode fazer por você!


LEIA TAMBÉM: 20 ALIMENTOS ANABÓLICOS PARA INCLUIR NA DIETA

Ok, Prof. Eder, mas o que devo ingerir durante a janela anabólica?

Bem, pensemos talvez num belo shake contendo um carboidrato de alto índice glicêmico, mais uma boa Whey, a Creatina, a Glutamina e BCAAs. Agora eu pergunto… Esses são os suplementos ideais para você? Qual a proporção entre eles? Pergunte ao seu NUTRICIONISTA! ISSO É PAPEL DELE E NÃO MEU! Como muitos me escrevem inbox perguntando o que tomar e quanto, mas eu descobri o porque isso acontece tanto! Tem muito treinador por aí prescrevendo dieta e suplementação!

Fica a pergunta, isso é correto e legal?

Cada indivíduo possui necessidades nutricionais específicas que devem ser ingeridas em proporções adequadas para cada objetivo físico.

Bons treinos e até a próxima!

LEIA TAMBÉM: 8 A 10 REPETIÇÕES PARA CRESCER – 18 A 20 REPETIÇÕES PARA DEFINIR?

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.

Sobre o autor

Eder Lima

Preparador Físico Particular e Consultor Técnico de Atletas de Alto Rendimento em Diversas Modalidades Esportivas; Consultor para montagem, organização e normatização técnico administrativa para academias; Consultor em Coaching Corporativo; Ex-docente em cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas cadeiras de: Biomecânica, Cinesiologia, Musculação e Neurofisiologia. Pós-graduado em PREPARAÇÃO FÍSICA e MUSCULAÇÃO, UGF. 1994 portador do CREF. G/MG 01232.

Comentários publicados (4)

  1. Pq usar Glutamina e BCAA no pós treino se um bom whey já eh cheio deles?

    Responder
    • Planeta do CorpoPlaneta do Corpo setembro 12, 2015 @ 1:20 pm

      Alguns bons wheys possuem certa quantidade de bcaa’s e glutamina, mas saiba que essa quantidade pode ser insuficiente dependendo do objetivo e da demanda nutricional da pessoa. O ideal mesmo é ter um nutricionista por perto para avaliar a real necessidade. Grande abraço!

      Responder
  2. AvatarGiselle Giudicelli dezembro 22, 2015 @ 4:08 pm

    Sou ciclista de estrada e suas dicas me ajudaram muito no meu trabalho muscular, há 2 anos voltei a treinar (pós-maternidade!) e minha definição e potência estão quase lá, como no tempo quando era Pro. Ótimos textos sobre catabolismo e anabolismo, eu sempre fui magra e como o ciclismo é intenso ficava na borda do catabolismo/overtraining. PARABÉNS!

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*