Catabolismo Muscular

O que é Catabolismo Muscular? Como evitar a perda muscular?

O Catabolismo Muscular é um processo reverso na musculação, onde existe um desgaste excessivo da musculatura, ou seja, uma degradação da massa muscular corpórea. Ele acontece devido a soma de alguns fatores como: Excesso de atividade física, má alimentação, falta de descanso e outros fatores que possam influenciar na limitação da recuperação física, como doenças e viroses.

O entendimento da relação anabolismo muscular X catabolismo muscular é fundamental para quem deseja ganhar massa muscular. O funcionamento do organismo depende de uma série de reações bioquímicas que ocorrem em nossas células. Essas reações são conhecidas como reações metabólicas. O metabolismo pode ser dividido em dois estágios, com objetivos e resultados opostos: o anabolismo e o catabolismo.

O anabolismo ou metabolismo construtivo é o conjunto de reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, acarretando o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos.

catabolismo muscular
Comer os alimentos certos e na hora certa é o melhor caminho para evitar o catabolismo muscular.

Para que uma reação anabólica ocorra, é indispensável a presença de substratos energéticos. Alguns exemplos de anabolismo são a síntese de proteínas a partir de aminoácidos dentro do tecido muscular e a formação de estoques de glicogênio através de moléculas de glicose.

Em termos práticos, o anabolismo ocorre quando você ingere nutrientes adequados antes e após seu treino. Ao final da atividade física, seu corpo precisa repor o que foi gasto durante o treinamento, sobretudo os carboidratos, que serão convertidos em glicose, e as proteínas, que fornecerão os aminoácidos necessários para a hipertrofia muscular.

Fatores que favorecem o anabolismo

● Alimentação adequada, principalmente de alimentos ricos em proteínas. Recomenda-se que a proteína seja ingerida juntamente com um carboidrato após o treinamento e sozinha à noite. Agindo assim, você favorecerá a síntese proteica.
● Treinamento adequado, com o intuito de ganho de massa muscular. Em outras palavras, muita intensidade e pouco volume procurem treinar num período menor que 1 hora.
● Uma boa noite de sono.
● Em uma reação catabólica, o contrário acontece. Ao invés de construção, acontece a quebra de substâncias complexas em substâncias mais simples.

A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo. De uma forma bem simples podemos afirmar então, que o anabolismo é a construção e o catabolismo é a destruição.

Fatores que favorecem o catabolismo

● Treinamento longo e extenuante. A sessão de treinamento não deverá exceder 60 minutos;
● Alimentação inadequada. Treinar com fome ou mais de duas horas depois da última refeição. Aconselha-se ingerir uma fonte de carboidrato antes da sessão de treinamento. Após o treinamento demorar em ingerir alimentos também favorece o catabolismo;
● Sono inadequado ou insuficiente;
● Ingestão de bebida alcoólica.
● Associando o catabolismo ao treinamento, se você malha sem energia suficiente (ou seja, sem ter se alimentado), o organismo tentará suprir sua carência energética destruindo suas próprias reservas. Nesse caso, aminoácidos e glicose serão utilizados para fornecer energia.

Relação entre Catabolismo x Anabolismo: Balanço metabólico

O anabolismo e o catabolismo ocorrem de forma alternada em nosso organismo. O resultado final dessas reações em um determinado período de tempo é denominado Balanço Metabólico.

● Quantidade de anabolismo > catabolismo = Balanço metabólico positivo
● Quantidade de anabolismo < catabolismo = Balanço metabólico negativo
● Quantidade de anabolismo = catabolismo = Balanço metabólico nulo

As reações metabólicas de anabolismo e catabolismo estão intimamente relacionadas, uma vez que uma depende da outra para ocorrer. Em um treinamento, é errada a ideia de que é possível “crescer” ou ganhar massa muscular durante a atividade física. O momento do treino é essencialmente catabólico e somente sua postura (tipo de treinamento, alimentação, descanso etc) determinará resultados positivos futuros quanto à hipertrofia muscular. É em períodos de descanso que o organismo sofrerá reações anabólicas. Quem deseja ganhar massa muscular deve, portanto, direcionar o seu treinamento para promover o anabolismo e procurar evitar ao máximo o catabolismo muscular. Existem alguns suplementos alimentares que chamamos de anti-catabólicos, estes suplementos tem como função evitar a perda de massa muscular, mas vale lembrar que eles apenas auxiliam neste processo e que nada substituirá uma boa alimentação e o descanso necessário.

Suplementos anti-catabólicos

Bcaa
Glutamina
Whey Protein
Maltodextrina
Dextrose

Onde comprar suplementos alimentares?

Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado. Segue abaixo algumas indicações de lojas virtuais de suplementos alimentares.

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (24)

  1. Colocações perfeitas!!!! Raro encontrar na internet.

    Responder
  2. Excelente artigo, não tenho nada a perguntar! Parabéns!

    Responder
  3. AvatarLisandes Machado outubro 29, 2013 @ 1:35 am

    Sou professora e personal parabéns as colocações anabolismo e catabolismo e isso ai treinar e descansar galera Lisandes machado

    Responder
  4. Me ajudou muito!

    Responder
  5. Uma pessoa que apenas vai para a academia, e não tenha nenhuma outra atividade, fica em casa o dia todo, dorme o tempo que quer !! precisa ter a mesma ingestão de alimentos de uma pessoa que trabalha e tem stress, para não entrar em catabolismo ??

    Responder
  6. Muito bem escrito o texto! Isso explica porque tem muita gente que malha, malha, malha e não consegue obter bons resultados. Sem alimentação, treino e descanso apropriado nunca conseguiremos favorecer o anabolismo. Amigos, bons treinos e parabéns pelo site!

    Responder
  7. Excelente! Artigo completo, bem escrito , direto e de fácil entendimento! Me fez escrever pela primeira vez em artigos lidos em internet ! Obrigado !

    Responder
  8. Me ajudou muito, parabens!

    Responder
  9. AvatarCarlos Henrique abril 6, 2015 @ 2:32 pm

    É preciso tomar glutamina junto com as proteínas?

    Responder
  10. Parabéns!
    O melhor artigo que ja vi explicando os processos de metabolismo do corpo, com linguagem muito acessível para leigos e colocações muito claras.

    Responder
  11. Tem problema tomar bcaa e whey protein juntos após o treino?

    Responder
  12. Parabéns! A melhor explicação que já vi.

    Responder
  13. Esclareceu muito bem minhas duvidas. Vou passar a alimentar e dormir melhor . Parabens!

    Responder
  14. Ótimo artigo parabéns…

    Responder
  15. AvatarMarco (Salvador-BA) novembro 18, 2015 @ 11:30 pm

    Realizo um treino de 2h, alternando no mesmo treino musculaçao e aerobico (15, 20 min), como carboidrato 30min~1h antes do treino, bcaa 30min antes do treino e bcaa + whey + uma fruta ou frango logo após o treino, malho sempre de noite. Não tenho como realizar aeróbico em outro horário, agindo dessa forma estou sabotando o meu treino? Obrigado por compartilhar o artigo!

    Responder
  16. Em quanto tempo ocorre o catabolismo caso a pessoa pare de treinar??

    Responder
    • Planeta do CorpoPlaneta do Corpo julho 24, 2017 @ 2:24 pm

      Praticamente no dia seguinte. O catabolismo ocorre a todo momento amigo, cabe a reposição de nutrientes para evitar a perda de massa magra.

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*