Ginecomastia é o desenvolvimento excessivo das glândulas mamárias!
A ginecomastia é o desenvolvimento excessivos das glândulas mamárias nos homens, resultando no aumento do peito, que algumas vezes pode provocar a secreção de leite (galactorreia). Pode ocorrer em um ou em ambos peitorais; usualmente, manifesta-se por uma coceira persistente e o aparecimento de um nódulo logo abaixo do mamilo. Nos adolescentes a ginecomastia é geralmente fonte de um desconforto psicológico, porém na grande maioria de garotos a ginecomastia é decorrente da obesidade e o desenvolvimento das mamas diminui ou desaparece em alguns anos.
As causas da ginecomastia são incertas, porém ela é geralmente atribuída ao desequilíbrio de hormônios sexuais. A proeminência da mama pode resultar em hipertrofia do tecido do peito e adiposidade na região, sendo tipicamente uma combinação dos dois. A proeminência da mama causada somente pelo excesso de tecido adiposo é geralmente chamado de lipomastia.
Ginecomastia x Esteróides Anabolizantes
A ginecomastia muitas vezes é desenvolvida por usuários de esteróides anabólicos, especialmente pelos androgênicos. Ocorre que estes são os mais suscetíveis à aromatização, e a ginecomastia é um dos efeitos da aromatização. Às vezes, este processo é tão saliente que o nódulo formado abaixo do mamilo começa a atrair qualquer gordura existente em volta, aumentando ainda mais a saliência e piorando ainda mais o quadro. Por este motivo é sempre aconselhável realizar uma terapia pós ciclo (tpc) para normalizar o mias rápido possível o eixo hormonal e evitar alguns colaterais.
Muitos casos de ginecomastia são idiopáticos, o que significa que não têm causa clara. As causas patológicas potenciais da ginecomastia são:
● Medicamentos incluindo hormônios (Anabolizantes)
● Elevação no estrogênio sérico
● Diminuição na produção de testosterona
● Defeitos no receptor de andrógenos
● Doença crônica nos rins
● Doença crônica no fígado
● AIDS e outras doenças crônicas
Tratamento
A melhor forma de tratar a ginecomastia é evitar que ela apareça. Citrato de tamoxifeno (NOLVADEX) é um antagonista de estrógenos que trabalha bloqueando os receptores de estrógenos, sendo o medicamento mais utilizado entre os usuários de esteróides. O citrato de tamoxifeno é usado principalmente para tratar câncer de mama em mulheres. Este medicamento pode causar a redução parcial da ginecomastia. Como lado negativo, o uso de NOLVADEX vem sendo relacionado com o desenvolvimento de câncer de fígado e uterino em mulheres que se servem dele por longo período. Existem outros medicamentos que também podem ser utilizar para combater a ginecomastia, são eles: Anastrazol, Cialis, Silimarina e Dostinex.
Em casos mais graves, a única saída é a cirurgia.
Como utilizar Tamoxifeno e Clomifeno pra prevenir ginecomastia em ciclos?
Todo ciclo, deve ter uma terapia pós ciclo! A data de início vai variar de acordo com a meia-vida droga administrada. Uma TPC comum, seria uilizar Clomifeno: 100 mg/dia e Tamoxifeno: 40 mg/dia nas 2 primeiras semanas de TPC e reduzir para Clomifeno: 50 mg/dia e Tamoxifeno: 20 mg/dia nas 2 semanas seguintes, totalizando 4 semanas de terapia.
A TPC normalmente inicia-se após o término da meia-vida da testosterona. Veja abaixo a meia vida de algumas drogas:
Hemogenin – 12 horas após a última administração;
Deca-Durabolin – 21 dias após a última aplicação;
Dianabol – 12 horas após a última administração;
Equipoise – 17 a 21 dias após a última aplicação;
Primobolan depot – 15 dias após a última aplicação;
Durateston – 3 semanas após a última aplicação;
Cipionato de Testosterona – 15 dias após a última aplicação;
Enantato de Testosterona – 15 dias após a última aplicação;
Propionato de Testosterona – 3 dias após a última aplicação;
Testosterona em Suspensão – 24 horas após a última administração;
Winstrol (Stanozolol) – 24 horas após a última administração.
Fuja dos esteróides, utilize suplementos alimentares.
É claro que você pode ter ginecomastia independente se vai ou não utilizar anabolizantes, mas o uso de esteróides certamente é um agravante. Evite problemas desnecessários, utilize suplementos! Segue abaixo algumas indicações de lojas virtuais de suplementos alimentares.
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Tratamento da Ginecomastia
A melhor forma de tratar a ginecomastia é evitar que ela apareça. Citrato de tamoxifeno (NOLVADEX) é um antagonista de estrógenos que trabalha bloqueando os receptores de estrógenos, sendo o medicamento mais utilizado entre os usuários de esteróides anabólicos. O citrato de tamoxifeno é usado principalmente para tratar câncer de mama em mulheres. Este medicamento pode causar a redução parcial da ginecomastia. Como lado negativo, o uso de NOLVADEX vem sendo relacionado com o desenvolvimento de câncer de fígado e uterino em mulheres que se servem dele por longo período.
A melhor forma de evitar a ginecomastia é não utilizar esteróides anabólicos, mas, se isto for inevitável, o melhor é utilizar aqueles que pouco aromatizam, ou seja, os menos androgênicos. Em caso de persistência, a ginecomastia pode ser removida cirurgicamente.
Como utilizar o Tamoxifeno para prevenir Ginecomastia em ciclos?
Não é uma proteção 100% segura, pois depende da droga, pois alguns esteróides simplesmente não aromatizam como no caso da Trenbolona (Finaplix), porém pode causar um outro tipo de ginecomastia, a de origem prostogênica, depende também da dosagem, o tempo de uso e claro a disposição genética de cada um.
É normalmente utilizando em dosagens que variam de 10-40mg/dia conforme os fatores acima citados.
Fonte:
Que médico devo procurar em caso de suspeita de Ginecomastia?
endocrinologista, cirurgião plastico ou mastologista
Arrume um médico de confiança q te encaminhe para um cirurgião!
Antes que os seus amigos vejam os seus lindos peitões! hahahhaha…
8)
Consultei hoje e ele me falou que pra quem tem o usa o tamoxifeno para ginecomastia puberal eh otimo faz sumir o caroço que tem no peito e volta ao normal em 3 meses …
mais nao eh 100% garantidoo .. mais da uma diminuida significativa 🙂
abrss
Já faz um tempo que assisti na TV um documentário sobre anabolizantes, um especialista falou que muitos suplementos contém hormônios anabolizantes, para aumentar a massa muscular, mas que os fabricantes não declaram isso no rótulo do produto, então se for verdade, eles também podem causa ginecomastia?
Suplementos com hormônios? Desconheço essa informação, a não ser que você esteja falando dos ph’s…
Faz um tempo que eu tenho um pouco de ginecomastia, mas é um caroço pequeno, fui ao médico e ele me recomendou um cirurgião… Mas um amigo meu formado em E.F disse que se eu tomar tamox a ginecomastia some… Sabe me falar se isso é verdade? Pq se for eu nem faço a cirurgia… Obrigado pela atenção.
Faça o teste, já vi alguns relatos de que o quadro de ginecomastia pequena foi revertido só com medicamentos, mas na maioria das vezes só a cirurgia resolve. Boa sorte!
Muito obrigado, vou fazer o teste e ver se resolve, acabando o tratamento deixo meu relato novamente.
Mais uma vez obrigado abraços!
Amigo gostaria de saber se quem teve início de ginecomastia pode tomar de anabolizantes e fazer tpc…
Sim, mas o risco de desenvolver uma ginecomastia é maior.
Posso usar o tamox durante o ciclo ?
Não é recomendado.
Estou utilizando o Oxy Elite todos os dias antes do treino.
Posso tomar o Tamoxifeno junto com o Oxy ? Ou tenho que esperar acabar o “ciclo” do Oxy?
Sem problemas.