Musculação ou Aeróbico? Veja qual exercício é melhor para emagrecer!
O processo de emagrecimento está diretamente relacionado com uma série de coisas, mas no geral podemos dizer que o emagrecimento ocorre quando gastamos mais calorias do que consumimos em um determinado dia. A prática regular de exercícios ajuda a emagrecer basicamente através de quatro fatores: elevação do gasto calórico e da taxa metabólica basal, alterações hormonais e eliminação da retenção de fluídos corporais.
Quando o assunto é praticar exercícios com foco no emagrecimento, pensamos logo nos exercícios aeróbicos, mas será que essa é a melhor opção?
No exercício aeróbico é possível observar que existe um gasto energético de 20 a 30% maior do que nos exercícios de força, além de também eliminar mais líquidos. Se os outros fatores não fossem considerados, já poderíamos dizer de cara que o exercício aeróbico é melhor para quem quer emagrecer.
Na musculação, a produção de energia depende quase que exclusivamente da fosfocreatina e do glicogênio muscular, no entanto, o ganho de massa muscular favorece a elevação da taxa metabólica basal, fator importantíssimo para uma remodelagem corporal a longo prazo.
O que podemos concluir? Qual emagrece mais?
A curto e médio prazo, os exercícios aeróbicos são melhores opções para quem quer emagrecer, mas a musculação vai proporcionar uma mudança extremamente favorável para o corpo a longo prazo. É importante saber que a prática de cada tipo de exercício resultará em benefícios específicos e que também não podem ser desconsiderados.
O ideal mesmo é tentar conciliar a prática de ambos, e, é claro, não podemos deixar de caprichar na dieta, é ela quem vai moldar os resultados! É isso galera, deixe seu comentário caso tenha ficado alguma dúvida.
Grande abraço a todos e até a próxima!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Seja o primeiro a comentar