Musculação provoca varizes?

Compartilhar no:

Musculação provoca varizes

Quem tem varizes pode fazer musculação?

Primeiramente creio ser necessário esclarecer a diferença entre microvarizes e varizes!

As microvarizes

Estas são os vasinhos capilares (da espessura de um fio de cabelo) da pele que se dilatam, de cor avermelhada ou arroxeada, que podem aparecer em diferentes locais do corpo, como rosto, colo, seios, abdômen, costas, pernas e pés. Não causam maiores danos à saúde, a não ser o estético! Estas PODEM ser um indicativo à uma predisposição ao aparecimento de varizes!

As varizes

Já as varizes são veias superficiais (vasos sanguíneos responsáveis por fazer o retorno do sangue para o coração) de maior calibre dilatadas e tortuosas, de cor roxo-azulada ou esverdeada, que surgem ao longo das pernas e dos pés e podem causar dor e inchaço.

Como agentes predisponentes podemos ter:
– A própria genética
– O sedentarismo (ainda mais se associado ao sobrepeso e tempo prolongado assentado ou de pé)
– O uso de anticoncepcionais.

Por estarem agindo contra a gravidade; no interior desses vasos encontramos espaçadamente entre si pequenas válvulas que se abrem na passagem do sangue e logo após se fecham evitando que o sangue retorne. Mas com a dilatação das paredes desses vasos, tais válvulas perdem sua função e o sangue tende a estagnar naquela região e em caso agudos provocando uma perigosíssima trombose!


suplementos-integral-medica

Está incomodada com o seu corpo e precisando perder peso?

Se você não consegue perder a barriga, não consegue controlar a ânsia de comer, perde um pouco de peso mas logo ganha de novo...

Conheça o sistema de emagrecimento corporal. Método validado e comprovado por milhares de mulheres em todo Brasil, EUA e Europa!


A ação da musculação

O treinamento da musculação estimula e muito toda circulação periférica e não é raro observar o aparecimento de microvarizes nas pessoas com certa fragilidade capilar, especialmente na região das coxas mais próximo dos joelhos. Nesse caso, não há alternativa senão a esclerose dessas através da aplicação (injeção local) de líquidos secantes ou podendo ser usado também um laser que promove uma irritação térmica (cauterizando as microvarizes).

A musculação é contraindicada para as pessoas com quadros graves de varizes já diagnosticadas até que o problema tenha sido resolvido. Dependendo do tamanho do vaso afetado, pode-se usar a cauterização com catéter de radiofrequência, laser ou a cirurgia de retirada da veia. As veias que mais causam problemas são as safenas (temos duas em cada perna), mas as varizes podem ocorrer em outras veias superficiais.

Todavia, o estímulo anabólico (de construção e reparação de tecidos) da musculação também estimula o fortalecimento das paredes dos vasos, tanto dos capilares quanto os de maior calibre.

Assim sendo, a musculação tem um caráter profilático de extrema importância não apenas no fortalecimento dos vasos, mas especialmente, porque quando se mantém a musculatura de membros inferiores (especialmente as panturrilhas) forte e tonificada, essa executa um papel importante no retorno venoso que chamamos de “ação de coração periférico”, servindo como uma bomba que comprime os vasos ajudando a empurrar o sangue para cima ao menor movimento que fazemos como andar, levantar de uma cadeira, subir uma escada e etc.

Fiquem de olho! Bons treinos e até a próxima!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.

Compartilhar no:
Sobre o autor

Eder Lima

Preparador Físico Particular e Consultor Técnico de Atletas de Alto Rendimento em Diversas Modalidades Esportivas; Consultor para montagem, organização e normatização técnico administrativa para academias; Consultor em Coaching Corporativo; Ex-docente em cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas cadeiras de: Biomecânica, Cinesiologia, Musculação e Neurofisiologia. Pós-graduado em PREPARAÇÃO FÍSICA e MUSCULAÇÃO, UGF. 1994 portador do CREF. G/MG 01232.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*