Cobavital – Saiba o que é, conheça a bula, os efeitos e outras informações do medicamento.
O Cobavital é um medicamento do laboratório Abbott composto pela cobamamida (uma coenzima da vitamina B12) e pelo cloridrato de ciproeptadina. Pode ser encontrado na forma de comprimidos (caixa com 16 unidades) ou em xarope de 100 ml.
Na maioria dos casos o Cobavital é indicado para estimular o apetite, auxiliar em quadros de anorexia e ajudar pessoas com metabolismo muito acelerado a ganhar peso, ou em casos onde houve grande perda de peso involuntária. O medicamento também pode ser utilizado para estimular o crescimento de crianças que estejam abaixo do peso adequado para sua faixa etária, e também contribuir para a recuperação de peso em pessoas que estejam em período de convalescença (período de recuperação após algum acidente ou doença).
Cobavital Indicações:
– Estimular o apetite;
– Distúrbios pondero-estaturais da infância;
– Estado de astenia e anorexia;
– Períodos de convalescença.
Cobavital engorda?!
O medicamento em si não engorda, o que acontece é que a Cobamamida tem a propriedade de interferir nos mecanismos de síntese de proteínas, sobretudo aqueles que ocorrem no fígado. Devido a essa propriedade de estimular a produção de novas proteínas, a Cobamamida é considerada uma substância anabolizante, porém sem efeito esteróide. Ou seja, ajuda a ganhar massa muscular sem alterar o sistema endócrino, responsável pela produção natural de hormônios em nosso corpo. Já o Cloridrato de Ciproeptadina estimula o apetite para que o corpo tenha os nutrientes necessário para construção de mais tecido muscular.
Resumindo: O Cobavital vai te ajudar no aumento do apetite e melhorar o aproveitamento dos nutrientes provenientes da alimentação.
Buclina ou Cobavital?
São medicamentos diferentes, mas com alguns efeitos semelhantes. Ambos vão aumentar seu apetite. Para maiores informações recomendo a leitura do artigo: “Buclina engorda mesmo ou é mito?“
Bula do Cobavital
A Bula do Cobavital pode ser encontrada no site MedicinaNet, um dos melhores sites da internet para consultar informações sobre medicamentos. Segue o link da bula: http://www.medicinanet.com.br/bula/1606/cobavital.htm
Preço do Cobavital
O Cobavital é um remédio relativamente barato, seu preço de venda varia de 12 a 20 reais na versão em comprimidos e 15 a 25 no xarope.
Como tomar o Cobavital?
Geralmente o consumo do Cobavital é feito da seguinte forma:
Em comprimido:
– Crianças de 2 a 6 anos: 1/2 a 1 comprimido, duas vezes ao dia, antes das refeições.
– Crianças acima de 6 anos: 1 comprimido, duas vezes ao dia, antes das refeições. A posologia diária não deve exceder 8 mg de ciproeptadina.
– Adultos: 1 comprimido, três vezes ao dia, antes das refeições. Os comprimidos são facilmente dispersos em água, suco, leite ou na boca.
Em xarope:
– Crianças de 2 a 6 anos: ¼ copo-medida (2,5 ml) a ½ copo-medida (5,0 ml), duas vezes ao dia, antes das refeições.
– Crianças acima de 6 anos: ½ copo-medida (5 ml), duas vezes ao dia, antes das refeições.
– Adultos: ½ copo-medida (5 mL), três vezes ao dia, antes das refeições. A posologia diária de 12 mg de ciproeptadina geralmente é satisfatória. Doses maiores não são requeridas, nem recomendadas para a estimulação do apetite.
Vale lembrar que o Cobavital É UM MEDICAMENTO, e apesar das informações contidas neste artigo, sua posologia e dosagem devem ser prescritas por um médico.
Efeitos colaterais do Cobavital
Sonolência, secura das mucosas, dores de cabeça, erupções cutâneas e náuseas são os principais efeitos colaterais relatados pelo uso do medicamento.
Contra-indicação
É contra-indicado para pacientes com:
– Glaucoma de ângulo fechado, retenção urinária, úlcera péptica estenosante ou obstrução piloro- duodenal;
– Sensíveis à cobamamida e ciproeptadina ou aos demais componentes de sua formulação, e a outros fármacos de estrutura química semelhante;
– Menores de 2 anos.
É isso, deixe seu comentário caso tenha algo para relatar sobre o uso do Cobavital.
Até a próxima!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Seja o primeiro a comentar