Saiba como tomar corretamente a Melatonina para obter o máximo de benefícios que ela tem a oferecer!
A Melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio produzido pela Glândula Pineal de nosso cérebro e está naturalmente presente no organismo humano. Sua função é regular e melhorar a qualidade do sono.
Como foi dito acima, nosso corpo possui a capacidade natural para produzir melatonina, e esta produção se inicia quando anoitece, em uma resposta automática ao escuro da noite. Conforme ficamos mais velhos a quantidade de melatonina que o corpo produz vai diminuindo gradativamente, isso explica porque crianças possuem um sono muito mais “pesado” do que o de adultos e idosos.
Devido a está redução nos níveis endógenos, o consumo de suplementos de melatonina está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo. Muitos estudos comprovam que a melatonina pode ser realmente benéfica no combate a insônia, e, além disso, ela também pode ser útil no tratamento e prevenção de doenças como câncer, parkinson, enxaquecas e até mesmo o mal de alzheimer.
Para maiores informações, recomendo a leitura do artigo: “Melatonina – Onde comprar, como tomar, efeitos colaterais e benefícios!“
Bom, agora que você já sabe o que é e para que serve a melatonina deve estar pensando em comprar a sua e começar a tomar o quanto antes, mas vamos com calma…
Como qualquer hormônio exógeno, o consumo de suplementos de melatonina exige alguns cuidados. Primeiramente, mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem fazer uso da melatonina sem recomendação médica. Assim como crianças menores de 12 anos. Pessoas com diabetes, hipertensão ou depressão também devem consultar um médico para analisar possíveis interações com os medicamentos já utilizados.
Dose ideal e Efeitos colaterais
A maioria dos efeitos colaterais relacionados com o consumo de melatonina acontecem quando ela é utilizada em excesso. A dose diária ideal de melatonina recomendada costuma variar entre 2 e 10mg. Efeitos colaterais, em sua maioria, cessam assim que se suspende a utilização do hormônio.
O correto é começar sempre pela menor dose possível, quanto mais novo você for, menor será a dose necessária, pois seu corpo já possui boas quantidades de melatonina. Doses diárias de até 3mg já apresentam bons resultados. Se for necessário utilizar doses maiores, é extremamente importante que o consumo seja elevado de forma gradativa.
Os efeitos colaterais mais relatados são: dores de cabeça, fadiga, sonolência pela manhã, irritabilidade e dores de estômago. Se sentir qualquer um desses sintomas, suspenda a melatonina imediatamente.
Onde comprar?
Suplementos de Melatonina podem ser encontrados na Loja Suplementos Alimentares, uma das lojas parceiras aqui do blog.
É isso galera, espero que este artigo tenha esclarecido algumas dúvidas sobre a tão famosa Melatonina!
Já utilizou ou faz uso de suplementos de Melatonina? Deixe seu relato nos comentários, sua experiência pode ajudar outras pessoas!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Seja o primeiro a comentar