A nutrição é fundamental para uma boa recuperação muscular após o exercício físico!
O que muitos atletas ainda não sabem é que o crescimento muscular ocorre durante o descanso, e não durante a série de exercícios na academia. Os exercícios com peso são apenas um estímulo que seus músculos precisam para crescer durante o sono e em momentos de repouso.
Sem um descanso adequado, o praticante de atividade física e o atleta entram rapidamente em estado de overtraining, o que é prejudicial tanto para a saúde quanto para a performance.
As pessoas precisam de períodos diferentes de descanso entre os treinos para se recuperarem. A velocidade de recuperação muscular depende de vários fatores, como os hábitos alimentares, a suplementação, a idade, o sexo, e o nível de estresse, dentre outros. Não podemos nos basear nos resultados obtidos por outras pessoas, pois o nosso metabolismo sempre irá responder de forma diferente.
A alimentação e a suplementação simplesmente não podem ser negligenciadas para uma boa recuperação dos músculos. Se o que você consome não é apropriado, por mais que você permaneça horas na academia, os seus resultados serão insatisfatórios.
Glutamina: Glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e é literalmente dilacerado nos músculos durante períodos de estresse, como nos exercícios intensos e no treinamento com peso. Pelo fato deste esgotamento poder causar perda muscular e uma baixa na função imunológica, a glutamina é considerada “incondicionalmente essencial”. A Glutamina é essencial para sua recuperação muscular.
BCAA: Os BCAA’s são importantes para síntese das proteínas, construção dos músculos e prevenção da perda muscular. Colocando de forma bem clara, sem os BCAA’s seus músculos não se recuperarão e não crescerão. Seu corpo não é capaz de produzir os BCAA’s, portanto, é necessário obtê-los por meio da dieta ou da suplementação.
NO2 – Óxido Nítrico: O óxido nítrico é um gás natural produzido quando o aminoácido L-arginina é convertido para o aminoácido L-citrulina. Sua ação amplifica o fluxo sanguíneo para dentro dos músculos em atividade, facilitando o transporte de nutrientes e acelerando, assim, a recuperação muscular. Sua ação é potencializada quando tomado junto com um suplemento de Whey Protein.