Os hormônios que ajudam a queimar gorduras.

Os hormônios que ajudam a queimar gorduras

Os hormônios que ajudam a queimar gorduras

Os hormônios que ajudam a queimar gorduras: Testosterona, Insulina, HGH, Leptina, Tiroxina e Adrenalina.

Você sabia que existe uma grande relação entre os hormônios, o peso e os estoques de gordura em nosso corpo? Nem todo mundo sabe, mas é por isso que algumas pessoas por mais que façam inúmeras dietas e pratiquem exercícios regularmente não conseguem emagrecer!

Neste artigo vamos dar detalhes sobre os seis principais hormônios produzidos pelo corpo relacionados com a queima de gordura corporal e o controle de peso.

Testosterona

A Testosterona é o principal hormônio sexual masculino, mas também é encontrado em quantidades menores nas mulheres (cerca de um décimo da quantidade encontrada em homens). A Testosterona ajuda na construção e manutenção da massa muscular, mas também possui relação com a queima de gordura corporal.

Insulina

A Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que permite a entrada de glicose nas células para ser posteriormente transformada em energia. A insulina produz mais uma enzima na superfície das células gordas chamada de lipoproteína lipase (LPL). A LPL quando presente leva os ácidos gordos para dentro das células gordas, para os armazenar como triglicéridos. Em outras palavras, a insulina promove o armazenamento de gordura (energia). Em sentido contrário, reduz a LPL nas células dos músculos, reduzindo a capacidade dos músculos usarem ácidos gordos como fonte energia, ou seja, com a insulina alta os nossos músculos não terão possibilidade de usar a gordura como fonte de energia.

Hormônio do Crescimento Humano (HGH)

O HGH, ou hormônio do crescimento, é produzido na glândula pituitária. O HGH ajuda na queima de gorduras e na manutenção de massa magra do corpo. Também ajuda a manter os ossos fortes, impulsionar energia, a controlar os níveis de glicose no sangue e também os níveis de insulina.

Banner Oficial Farma

Banner Oficial Farma

Leptina

A Leptina é um hormônio poderoso e muito influente, é produzido pelas células de gordura. Por meio dos níveis de Leptina, seu cérebro “diz” se você está com fome ou não, se o corpo deve armazenar gordura ou eliminá-la (em parte por meio do controle da insulina). É através da Leptina que o cérebro controla os depósitos de gordura para que ele saiba exatamente quanta energia está disponível. A Leptina pode estar no topo da cadeia alimentar em importância e relevância para a doenças metabólicas. Comer em excesso faz com que a mensagem da Leptina no cérebro seja ignorada, podendo gerar resistência à Leptina.

Tiroxina

A Tiroxina, também conhecido como tetraiodotironina T4, é um hormônio produzido e armazenado na glândula tireóide. Tem como função regular a velocidade do metabolismo e oxigenação dos tecidos. Participando do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos. Sua produção se dá na presença de iodo e da tirosina, sendo armazenados na forma de proteína. Esse hormônio representa 93% dos hormônios produzidos pela tireóide. Quando o hormônio é produzido em pouca quantidade é chamado de hipotireoidismo tendo como principais sintomas: intolerância ao frio, sonolência, constipação, inchaço nas pálpebras, diminuição no apetite, ganho de peso e depressão.

Epinefrina (Adrenalina)

A Epinefrina (adrenalina) é um hormônio produzido pelas glândulas supra renais e prepara o organismo para realizar atividades e esforços físicos. A adrenalina possui relação com todos os outros hormônios, ela basicamente nos deixa em alerta e prepara o organismo para uma possível ação.

É isso galera, acho que deu para entender um pouco sobre a relação entre cada hormônio citado e a ativação de mecanismos corporais relacionados com a queima de gordura. Deixe seu comentário caso ainda tenha alguma dúvida.

Grande abraço e até a próxima!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura “Planeta do Corpo” são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Comentários:

lipo 6 black banner suplementos mais baratos